O Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) está na reta final da obra de ampliação do setor de hemodiálise. De acordo com Arlindo Tonetto Queruz, diretor comercial da Cuidare (empresa que mantém o serviço em Venâncio Aires), a expectativa é inaugurar o novo espaço no mês de novembro. A estrutura antiga tinha cerca de 120 metros quadrados e foi ampliada para mais de 300 metros quadrados.
“O espaço permite instalar mais máquinas, dando mais qualidade ao nosso atendimento e mais conforto para os pacientes”, destacou Queruz, informando ainda que passará de 12 para 22 máquinas de hemodiálise. “Com três turnos de funcionamento, são 66 pacientes por dia.” Ainda conforme o diretor comercial da Cuidare, o investimento é de cerca de R$ 1,6 milhão, considerando recursos próprios da empresa e duas emendas que somam R$ 800 mil, indicadas pelo deputado federal Pompeo de Mattos (PDT). “Se trata de uma importante iniciativa, e uma parceria entre o público e o privado. Uma união de esforços com hospital e a Prefeitura, que vai trazer mais qualidade ao serviço.”
Segundo secretário de Saúde de Venâncio Aires, Tiago Quintana, a ampliação do serviço também vai possibilitar o atendimento por convênios. “Além do conforto na chegada dos pacientes, com mais espaço para estacionar, vai ser uma clínica linda, com mais máquinas, mais atendimentos e vai permitir ao hospital atender convênio. É uma obra importantíssima para a saúde de Venâncio”, comentou ele.
A obra do novo espaço de nefrologia ficará como patrimônio para o hospital, que devolverá parte do valor descontando do aluguel. O presidente do HSSM, Marcelo Farinon, destacou o benefício do serviço também para a instituição. “Com certeza melhora no conforto e qualidade para pacientes. Mas também o hospital vincula a um aumento de arrecadação, já que parte dos valores que a nefrologia capta é repassada ao hospital. Então estamos felizes com o serviço se reestruturando, mais moderno e atendendo melhor os pacientes e ajudando o hospital a captar mais receita.” A estruturação segue sendo finalizada, com instalação de móveis e equipamentos. As obras começaram em meados de 2022.