
O avanço da pandemia do novo coronavírus voltou a acender o sinal de alerta em Mato Leitão. Conforme o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta sexta-feira, 8, o número de casos confirmados de Covid-19 no município é 205. Desse total, quatro eram considerados ativos, ou seja, os pacientes estavam se recuperando da doença, e 201 pessoas estavam curadas. Antes disso, na segunda-feira, 4, a Cidade das Orquídeas tinha 12 casos ativos.
De acordo com a enfermeira responsável pelo setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Kátia Cristine Heinen, além de um maior índice de contágio entre as pessoas, a agilidade no envio de resultados do exame PCR também contribuiu para o aumento do número de casos considerados ativos no município registrados no início da semana. Ela explica que já aconteceram momentos em que, quando a análise do teste chegava, o paciente já havia terminado o período de isolamento da doença e ele era considerado curado.
Relaxamento

Para Kátia, o crescimento do número de pessoas contaminadas na Cidade das Orquídeas tem relação com o relaxamento das pessoas em relação às medidas de prevenção à Covid-19 e com as festas de fim de ano. “Na segunda-feira após o Natal tivemos uma demanda muito grande de casos suspeitos. E o mesmo aconteceu nesta semana, depois do Ano-Novo”, relata. Kátia observa que o período de férias, no qual muitas pessoas estão viajando e passeando, também contribui para o aumento da contaminação do novo coronavírus.
Para os próximos dez dias, segundo a enfermeira, a tendência é que o número de casos continue crescendo, como uma consequência das celebrações de fim de ano. Ela ainda comenta que essa situação já aconteceu em outras datas comemorativas. “Vemos, de forma geral, não só em Mato Leitão, um relaxamento em relação aos cuidados”, avalia. Para a profissional, é possível perceber que os cuidados com a prevenção da Covid-19 começaram a diminuir há cerca de três meses, mas em dezembro houve um relaxamento maior.
Descumprimento do isolamento por pacientes suspeitos é desafio no combate à pandemia
De acordo com a enfermeira, uma das principais dificuldades em relação ao combate à pandemia da Covid-19 no município é o descumprimento do período de isolamento por pacientes com suspeita da doença. Kátia explica que o paciente permanece em isolamento pelo período de dez dias após o início dos sintomas e, nesse intervalo, não podem visitar outras pessoas nem receber visitas. “O descumprimento do isolamento faz com que o número de casos aumente. Temos que ter um pouco de responsabilidade e comprometimento com o outro”, ressalta.
Após receberem atendimento e fazerem a coleta de material para a realização de exame, os pacientes com suspeita de Covid-19 são monitorados pela equipe de saúde por meio de ligações telefônicas. “Cumprir o isolamento quando se está com suspeita é importante para tentar cortar a cadeia de contaminação”, acrescenta Kátia.
A enfermeira ainda salienta que o crescimento no número de casos ativos na Cidade das Orquídeas representa que o vírus ainda está circulando no município e ela lembra que, quanto maior a exposição, maior pode ser o agravamento da pandemia e dos sintomas dos pacientes. Até a segunda-feira, 4, todos os casos ativos em Mato Leitão apresentavam sintomas leves da doença e se recuperavam em isolamento domiciliar. Contudo, a enfermeira lembra que “nunca se sabe como cada organismo vai reagir.”
Semanas
- O número de casos confirmados entre o domingo, 3, e esta sexta-feira, 8, no município foi 23. Contudo, o levantamento da Folha do Mate considera que a semana será finalizada no sábado, 9.
- Desde maio, quando foi registrado o primeiro caso de coronavírus no município, a semana com maior número de casos registrados foi esta. Antes disso, o período com maior número de registros aconteceu entre os dias 30 de agosto e 5 de setembro, quando havia 17 diagnósticos da doença. Um novo pico semanal ainda aconteceu entre os dias 25 e 31 de outubro, quando houve a confirmação de 12 casos.
LEIA MAIS:
