A cirurgiã-dentista Daiane Ruaro explica que a faceta de resina é realizada em uma sessão única no consultório. “A parte da frente do dente é substituída por uma camada de resina, dando um resultado estético imediato agradável, porém, sem grande longevidade em relação à manutenção dos resultados obtidos”, explica. Ela salienta que o custo é mais baixo em comparação a próteses e laminados de cerâmica.
Existem também as facetas e lentes de contato que são feitas em porcelana e indicadas para serem adaptadas de forma personalizada e cimentada nos dentes. O que diferencia as facetas de porcelana da lente de contato é a necessidade de desgaste dental e a espessura.
As facetas requerem maior desgaste dos dentes, sendo indicadas para dentes que possuem múltiplas restaurações, ou casos em que a cor esteja muito alterada, escurecida. “Já as lentes de contato requerem pouco ou nenhum preparo e são extremamente finas, chegando a ter 0,2 milímetros, mais finas que uma unha”, afirma.
Com o avanço da tecnologia dos materiais utilizados, o risco de as lentes ou facetas caírem é extremamente baixo. “Se o paciente tiver hábitos como roer unha, morder caneta ou comer outros alimentos mais crocantes, juntamente com uma mordida desequilibrada, o risco de cair ou trincar pode ocorrer, mas isso não é comum”, comenta Daiane.
CONTRAINDICAÇÃO
Os procedimentos são contraindicados para pacientes que têm os dentes muito comprometidos, com cáries ou restaurações. Neste caso, coroas em porcelana são mais indicadas pois envolvem todo o dente e não só a parte da frente. “Muitas vezes, é necessário realizarmos o reforço da raiz do dente através de um pino, o pivot”, detalha Daiane. A cirurgiã-dentista ainda comenta que os procedimentos não são indicadas para pacientes que não possuem boa saúde gengival e uma mordida desequilibrada.
“Tanto as lentes de contato quanto as facetas corrigem discrepâncias, quando o paciente tem um dente maior que o outro, dentes escurecidos e resistentes ao clareamento dental e fechamento de diastemas, que são espaços entre os dentes.”
DAIANE RUARO – Cirurgiã-dentista
BENEFÍCIOS
As vantagens das facetas e lentes são muito semelhantes e diferem essencialmente no custo e na durabilidade. O profissional saberá indicar precisamente qual a melhor modalidade de tratamento para cada situação clínica. Algumas vantagens:
- Rapidez de tratamento.
- Permanência dos resultados, porque a porcelana praticamente não altera a sua cor.
- Longevidade da técnica, que costuma durar de 10 a 15 anos podendo, em alguns casos, ter o tempo prolongado.
LEIA MAIS: Ortodontia: tratamento aliado à estética facial