Pacientes de Covid-19 com pneumonia viral recebem atendimento domiciliar em Venâncio Aires

-

As ações de enfrentamento ao coronavírus ganharam um reforço, em Venâncio Aires. Há cerca de uma semana, pacientes confirmados ou com suspeita de Covid-19, que tenham pneumonia viral, recebem atendimento domiciliar com enfermeiros e técnicos em enfermagem do Município. O objetivo, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, é diminuir as internações no setor de isolamento do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM).

A médica infectologista Sandra Knudsen explica que o serviço abrange pacientes sem comorbidades graves, com pneumonia leve e sem necessidade de oxigênio complementar. “Isso alivia a procura por leitos no hospital. Além disso, contribuiu com o paciente. Quando é possível, a recuperação em casa é muito positiva”, destaca. No momento, 15 pessoas já estão cadastradas e recebem o atendimento de saúde em sua residência. Destes, cinco já foram liberados.

João* é uma das pessoas atendidas. Há cerca de 20 dias, ele começou a sentir dor nas costas e calafrios. Depois de buscar atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e ficar em isolamento domiciliar, ele fez o teste do coronavírus dez dias depois. A partir do diagnóstico positivo para Covid-19, realizou exames de sangue e uma tomografia, que apontou uma mancha no pulmão, por conta de pneumonia.

atendimento domiciliar covid-19 pneumonia venâncio aires
Pacientes são monitorados diariamente pela equipe (Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)

Embora não tenha mais o vírus ativo, diariamente, ele recebe o atendimento da equipe de saúde em casa, para auxiliar na recuperação. O enfermeiro Alan Fernando Flores da Rosa e os técnicos em Enfermagem Anderson Juliano Schlosser e Amaro Vinícius Mahl, realizam a aferição da pressão arterial, da temperatura, do oxigênio e do pulso, além de aplicarem a medicação prescrita na alta hospitalar ou pela médica infectologista do município, Sandra Knudsen, quando o paciente não foi hospitalizado.

“Todo dia, conversamos com a médica Sandra sobre cada paciente. No momento em que eles não têm mais nenhum sintoma, podem ser liberados do atendimento. Dependendo do caso, orientamos para que busque atendimento médico no Centro de Atendimento Respiratório, no Pavilhão São Sebastião Mártir”, explica Rosa.

Para João, o atendimento domiciliar é motivo de elogios. “É bom porque, quando a pessoa está debilitada, quanto menos precisa sair, melhor.”

atendimento domiciliar covid-19 pneumonia venâncio aires
Oxiometria é um dos sinais apurados durante o atendimento na residência (Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)

“A abordagem precoce garante resultados”

O diretor técnico do Hospital São Sebastião Mártir, Guilherme Fürst Neto, destaca a importância da iniciativa, à medida que permite a desospitalização mais cedo e evita internações. “É um trabalho extremamente sério, responsável e adequado tratar o paciente antes que ele dependa da instituição hospitalar e da UTI. Percebemos que a abordagem precoce garante resultados”, ressalta o médico.

Ele observa que a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde se soma ao trabalho realizado no hospital de internar os pacientes com Covid-19 precocemente. “Temos evitado, com isso, o encaminhamento dos pacientes para a UTI.”

*Nome fictício, para preservar o nome do paciente.



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido