Parte das segundas doses atrasadas da vacina contra Covid-19 foram aplicadas ontem

-

A manhã da segunda-feira, 17, começou movimentada no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir, isso porque ontem foram disponibilizadas 600 doses da vacina CoronaVac/Butantan para completar a imunização das pessoas que estavam com o processo de vacinação atrasado para a Covid-19. Receberam a vacina pessoas que deveriam ter sido imunizadas até o dia 1º de maio.

As filas que teriam iniciado já na noite do domingo, 16, na manhã da segunda-feira, 17, se arrastaram em torno da quadra, chegando a ocupar as ruas Tiradentes, General Osório e Visconde do Rio Branco. O casal Hilário e Lori Bressler, 66 e 67 anos respectivamente, chegou por volta das 7h30min e recebeu o imunizante às 9h45min. Os aposentados estavam com a segunda dose atrasada desde o dia 29 de abril, data que estava marcada na carteira de vacinação. O casal é morador de Linha Estrela e contam que agora se sentem mais seguros. “Temos que nos cuidar ainda sim, mas agora podemos ficar com nossa neta e receber algumas visitas sem medo”, afirma Lori.

Hilário e Lori estavam com 18 dias de atraso para receber a segunda dose. (Foto: Luana Schweikart)
Hilário e Lori estavam com 18 dias de atraso para receber a segunda dose. (Foto: Luana Schweikart)

Em entrevista no Terra em Uma Hora, na segunda-feira, 17, o prefeito e secretário da saúde de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa destacou que todas as vacinas de segundas doses foram aplicadas na manhã de ontem e restam ainda em torno de 700 doses em atraso. Há a expectativa que entre a quarta e quinta-feira desta semana, venham mais doses da vacina CoronaVac/Butantan para zerar a fila de atraso. “As doses já estão reservadas, falta apenas a logística de transporte para que cheguem em Porto Alegre e sejam distribuídas”, comenta.

Expectativa pela segunda dose

Nestor Azeredo, 65 anos que já foi presidente da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires e agora está aposentado, entrou em contato com a redação da Folha do Mate para contar a experiência de esperar para completar a imunização da vacina. Azeredo estava com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada desde o dia 1º de maio.
Ele que foi para a fila às 23h da noite do domingo, 16, foi a sexta pessoa a receber o imunizante logo às 8h de ontem. Azeredo destaca que depois das 2h da manhã da segunda-feira, 17, a fila começou a aumentar muito. “Quando vi que já tinham carros parados aguardando a vacina de noite, me agasalhei, peguei minha cadeira e fui também. O tempo passou rápido. Valeu a pena e foi tudo tranquilo”, comenta.

Cronograma desta semana

• Nesta terça-feira, 18, a vacinação acontece das 8h às 14h, na Comunidade Nossa Senhora Rainha do bairro Coronel Brito. A imunização será de dose um para o público com comorbidades acima de 18 anos.
• Já na sexta-feira, 21, no Parque do Chimarrão, terá drive-thru das 8h às 12h para vacinação de idosos com a segunda dose da vacina Oxford/Astrazeneca. A imunização refere-se ao público que realizou a aplicação de primeira dose no dia 26 de fevereiro de 2021.

LEIA MAIS:

notícias saúde Folha do Mate



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido