Os moradores do bairro Battisti receberam um presente no mês de aniversário do município. Na tarde desta segunda-feira, 3, o prefeito Jarbas da Rosa e a vice, Izaura Landim, juntamente com o ex-prefeito Airton Artus, o presidente da comunidade, Marcone Klafke, secretários municipais e vereadores, inauguraram o posto de saúde do bairro.
Inicialmente, funcionará três dias por semana, nos turnos da manhã e tarde, com um total de 60 horas de atendimentos semanais de profissionais da área da saúde. No ato de inauguração, o prefeito Jarbas da Rosa destacou a intenção de fazer mais obras e proporcionar uma vida melhor aos moradores. “Nosso governo não enrola. Se der para fazer, faremos e vamos inaugurar”, disse.
Atendimentos
Os atendimentos iniciam nesta quarta-feira, 5, e serão realizados sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. A unidade terá 12 horas semanais de atendimento médico, que acontecerá somente no turno da manhã, 24 horas de atendimento de um enfermeiro e outras 24h de um técnico em Enfermagem, totalizando as 60 horas de atendimentos semanais.
A médica Natalia Alves Jorquera será a responsável por atender as pessoas em um dia da semana. Nos outros dois, os médicos da rede municipal de saúde farão revezamento para completar os atendimentos. De acordo com a coordenadora dos postos de saúde, Vera Tuppel, e o coordenador das unidades básicas, Samuel Bittencourt, o formato de atendimento será por acolhimento, ou seja, quando a pessoa chegar na unidade de saúde, será avaliada por um profissional enfermeiro, que definirá se a pessoa precisará do atendimento no mesmo dia ou se será feito um agendamento para outra data. Aqueles que necessitarem de atendimento imediato serão encaminhados para consulta médica no mesmo dia.
“Por enquanto a lei não nos permite, mas nossa intenção é que este posto de saúde funcione todos os dias.”
Jarbas da rosa – Prefeito de Venâncio Aires
Saiba mais
• Localizado na rua Professora Alba Koslawski, ao lado do Cras, o posto de saúde do bairro Battisti foi alvo de vândalos, em diversas ocasiões. No fim de dezembro de 2015, quando a obra estava na reta final, aconteceram as primeiras pichações nas paredes e depredações em janelas e portas, além de o hidrômetro ter sido quebrado.
• Na metade de 2017, a Associação de Moradores realizou um abaixo-assinado solicitando a abertura do posto. Para alguns moradores, a localização do prédio, em um espaço retirado do bairro, foi um dos principais erros na época da construção, pois facilitou a ação de vândalos.
• Em 2018, um levantamento realizado pela equipe da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão apontou que seriam necessários em torno de R$ 40 mil para a reforma. No mesmo ano, foram realizadas duas licitações, mas sem empresas interessadas.
• No ano passado, foi aberta uma nova licitação. O valor do contrato para a obra ficou em R$ 87.542,55, para reforma e fazer o cercamento do local.