O Posto de Testagem para a Covid-19, junto à academia da Unidade Básica de Saúde do bairro Gressler, deve manter uma média de 100 exames por dia. Nesta segunda-feira, 10, primeiro dia de atendimento no local, as senhas encerraram no início da tarde.
“O sistema de distribuição de senhas é o mais adequado, para ninguém ficar esperando e correr o risco de não ser atendido”, destacou o enfermeiro e coordenador do posto, Alan Flores da Rosa. Até as 14h30min de hoje, 55 testes antígenos foram feitos e 15 positivaram para o coronavírus.
Também até este mesmo horário (quando a reportagem esteve no local), a informação é de que não houve relatos de sintomas respiratórios. As principais queixas informadas foram dor de garganta, cansaço e dor de cabeça. “É importante que as pessoas venham se realmente estiverem com algum sintoma nas últimas 24 horas”, mencionou Rosa.
O coordenador disse ainda que, se a demanda aumentar, mais um profissional pode ser remanejado para o posto. Por enquanto, duas técnicas em Enfermagem trabalham diretamente no local.
Horário
A estrutura funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 18h. Os casos positivados são orientados e encaminhados para atendimento médico junto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Segundo o secretário de Saúde, Tiago Quintana, a ideia inicial é que fique em funcionamento por 30 dias, com reavaliação de demanda em duas semanas. “Nosso objetivo é concentrar pessoas com sintomas nesse local e desafogar a rede de unidades de saúde. Quem tiver sintomas, deve ir ao Posto de Testagem”, reforçou Quintana.