Raquel trabalha durante o dia e buscou atendimento à noite (Foto: Débora Kist/Folha do Mate)
Raquel trabalha durante o dia e buscou atendimento à noite (Foto: Débora Kist/Folha do Mate)

Nesta quarta-feira, 14, completou um ano que o posto de saúde do bairro Gressler passou a atender em horário ampliado durante dois dias na semana. Neste tempo, já foram 1,8 mil consultas médicas, realizadas nas segundas e terças, até as 21h.

Consulta essa que Raquel Rippel, 38 anos, buscou na terça-feira, 13, para posterior encaminhamento com um cardiologista. “É que trabalho de dia.” O argumento da manicure, que mora no bairro Aviação, é o mesmo de boa parte dos usuários do serviço noturno. Raquel sempre busca o posto do Gressler quando precisa, assim como para a irmã, que tem problemas de saúde e tem acompanhamento regular.

Sem ter com quem deixar a filha, Dairene levou a menina junto na consulta (Foto: Débora Kist/Folha do Mate)

No caso da manicure, ela pegou uma das fichas que sobraram – já que muitas consultas são agendadas. Quem também foi para a fila e conseguiu atendimento é Dairene de Cássia Saraiva, 37 anos. Ela estava acompanhada da filha Nayene, de 8 anos, porque não tinha com quem deixar a menina. “Se não for aqui, nesse horário, teria que ir até a UPA”, destacou a moradora do bairro Bela Vista, que trabalha como faxineira durante o dia.

Números

Além das 1,8 consultas médicas em um ano, a unidade do Gressler também realizou 1,2 mil procedimentos de enfermagem (como verificação de pressão, administração de medicamentos e vacinas), 200 consultas de enfermagem (como solicitação de mamografia e orientações) e 215 atendimentos odontológicos. As informações são de Marina Kroth, coordenadora das unidades de saúde de Venâncio Aires.

Equipe noturna

  • Uma médica clínica geral
  • Um enfermeiro
  • Um técnico em Enfermagem
  • Dois dentistas (cada dia um) – devido à pandemia, por determinação do Conselho Federal de Odontologia, estão atendendo somente casos de urgência
  • Uma atendente na recepção