As unidades de saúde da cidade e do interior com sala de vacinação estarão abertas, amanhã, para o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. Os postos estarão abertos das 8h às 16h30min, para vacinar crianças e adolescentes com imunizações pendentes.
A pediatra Samanta Feilstrecker destaca a importância da vacinação. Ela explica que objetivo das imunizações é estimular o organismo a produzir anticorpos contra determinados agentes – principalmente bactérias e vírus. “O nosso sistema imunológico cria anticorpos específicos sempre que entra em contato com algum germe. A lógica da vacina é tentar estimular o organismo a produzir anticorpos sem que ele precise ter ficado doente antes.”
A maioria das vacinas são aplicadas nos primeiros anos de vida e, muitas, contam com mais de uma dose. De acordo com Samanta, o reforço das vacinas é importante porque a criança tem o sistema imunológico incompleto até os dois anos. “Outra causa para as doses extras é que a mãe, durante a gravidez e a amamentação, transfere para o filho muitos anticorpos que, mais tarde, irão exigir as doses de reforço”, complementa.
A pediatra lembra que os pais devem estar atentos ao calendário de vacinação dos filhos e garantir que todas as doses estejam em dia e sejam aplicadas na idade correta. Ela esclarece que, embora fosse mais simples, aplicar todas as vacinas em um recém-nascido não garantiria a proteção necessária. “O nosso sistema imune precisa de tempo para se desenvolver e ser capaz de gerar anticorpos quando estimulados pela vacinação”, afirma Samanta.
Importante
Para se vacinar, é necessário apresentar a caderneta de vacinação. Se houver mais de uma, também é preciso levá-la. Isso é importante para que se saiba quais as doses já foram aplicadas e quais estão faltando.