A Prefeitura de Venâncio Aires contratou três médicos para atuar em Venâncio Aires. Conforme a Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing da Prefeitura, a contratação direta se fez necessária por conta do período da pandemia e também pela saída de dois médicos. Os profissionais começaram a atender no município na última semana. Agora, Venâncio conta com 49 médicos atuando, entre especialistas e de atenção básica.
A médica Bianca Pereira atende no Centro de Atendimento Respiratório, instalado no Pavilhão São Sebastião Mártir. O médico comunitário, Francisco Rios, atua durante um período no mesmo local e no turno inverso na Estratégia Saúde da Família (ESF) Tabalar. Já a médica Natália Jorquera atende na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cruzeiro.
Um dos profissionais tem contrato de quatro meses, podendo ser prorrogável pelo mesmo período em caso de necessidade. Os outros dois, que substituem duas médicas que pediram exoneração, foram contratados pelo período de seis meses, também sendo possível a prorrogação pelo mesmo prazo.
Expectativa
O médico clínico geral Francisco de Sousa Rios, que se formou no mês passado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), relata estar ansioso pelo desafio de atuar na linha de frente no combate ao coronavírus em Venâncio Aires. “Como nossa formatura foi adiantada justamente para estarmos disponíveis no mercado para atuar no combate à Covid-19 decidi por esta oportunidade, na qual poderei atuar diretamente com a população, ajudar nos casos de suspeitas leves, nas notificações de casos e no controle da doença aqui na cidade”, destaca.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Ramon Schwengber, o Município disponibiliza 80 horas semanais de médicos para a comunidade. “Este é um reforço muito importante, ainda mais neste momento de pandemia, em que perdemos alguns profissionais em virtude de licenças e com isso se retorna também os médicos de volta às unidades de saúde, onde já atuavam e eventualmente realizavam alguns turnos de atendimento no Centro Respiratório no Centro”, explica.