Prefeitura de Mato Leitão vai investir R$ 13,7 mil na realização do mutirão de mamografias

-

A Administração de Mato Leitão vai investir R$ 13,7 mil de recursos próprios na realização de mais um mutirão de mamografias. A ação tem como objetivo zerar, momentaneamente, a fila de espera para a realização do exame. Conforme dados atualizados divulgados nesta semana pela Secretaria de Saúde, 192 pessoas aguardam atendimento.

Desse total, 46 pacientes estão na faixa etária atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que é dos 50 aos 69 anos, e 146 pessoas não se incluem nessa faixa de idade, ou seja, têm até 49 anos ou acima de 70 anos. Conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura, nesses números foi descontada a cota anual de 70 mamografias pactuadas pelo SUS para pacientes de Mato Leitão, que são realizadas em Venâncio Aires, município referência para a Cidade das Orquídeas em relação a esse serviço.

Para possibilitar a realização do mutirão, na terça-feira, 25, os vereadores aprovaram, por unanimidade, o projeto de lei que abre crédito adicional suplementar no orçamento, o que viabilizará o pagamento dos exames de mamografia. A realização da ação para zerar a fila de espera pelos exames também foi aprovada pelos integrantes do Conselho Municipal de Saúde, em reunião realizada na segunda-feira, 24.

“As pessoas estão fazendo a sua parte, procurando atendimento, e nós estamos, através do mutirão, criando a oportunidade delas conseguirem esse atendimento mais rápido.”

CARLOS BOHN – Prefeito de Mato Leitão

Prevenção

Em 2019, um mutirão de mamografias já foi realizado no município. Segundo o prefeito Carlos Bohn, se viu, novamente, a necessidade de promover a atividade, pois há uma demanda reprimida. O chefe do Executivo ainda esclarece que as 192 pessoas que estão na fila de espera são referentes a casos de prevenção. “Quando, no meio disso, surgem casos urgentes, que não se enquadram na cota ou na faixa etária do SUS, nós encaminhamos via Cisvale [Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo]”, explica.

Em relação ao mutirão de mamografias, a ideia da Prefeitura de Mato Leitão também é encaminhar a contratação dos prestadores de serviços através do Cisvale, que fará o chamamento público para credenciar os laboratórios. “Preferimos que os exames sejam feitos em laboratórios próximos, para facilitar o deslocamento das pessoas”, observa Bohn. Todas as mamografias serão custeadas pela Prefeitura.

O prefeito ainda relata que para os casos de urgência encaminhados pelo Cisvale já é pago um valor mais em conta do que se fosse um exame particular. Segundo ele, com o mutirão, se pretende também conseguir uma redução do valor da mamografia pago regularmente ao consórcio, como aconteceu em 2019. “A ideia é colocar em dia toda essa fila de espera no prazo de até quatro meses e, a partir disso, acreditamos que se consiga, de novo, levar de uma forma normal pelo SUS e pelo Cisvale”, projeta.

De acordo com Bohn, o Cisvale já está encaminhando a parte formal, que envolve a contratação dos prestadores de serviços, e a expectativa é que dentro de duas semanas o processo esteja concluído. Depois, serão iniciados os agendamentos dos exames pela Secretaria de Saúde, conforme a disponibilidade dos laboratórios. O prefeito ainda destaca que a realização do mutirão reforça a importância que deve ser dada à prevenção. “São casos de exames preventivos, mas a longa espera pode agravar a situação”, comenta.

*Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura 



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido