Com o objetivo de aumentar ainda mais a prevenção dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e diminuir o fluxo de pacientes com sintomas de doenças respiratórias nos postos de saúde e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a Prefeitura de Venâncio Aires disponibilizará, a partir da próxima sexta-feira, 20, um centro transitório de atendimento para pacientes com sintomas respiratórios junto ao Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir.
O local funcionará das 7h30min até as 11h30min e das 13h às 17h, onde uma equipe formada por cinco profissionais (dois atendentes, duas enfermeiras e um médico) atenderão junto aos consultórios da unidade móvel (ônibus da saúde) que já está instalada nos pavilhões deste o começo desta tarde.
A proposta é de auxiliar para que as pessoas com sintomas procurem a estrutura que é central, ampla e bem ventilada. No início desta tarde desta quarta-feira, 19, o prefeito Giovane Wickert acompanhou os primeiros passos para a montagem do local que foi cedido pela Igreja Matriz São Sebastião Mártir.
Ao lado do vice-prefeito Celso Krämer e do secretário municipal de Saúde Ramon Schwengber, Wickert ainda sinalizou algumas melhorias já providenciadas com a instalação de aparelhos de ar-condicionado industrial, que será cedido por empréstimo pela empresa Evaporsul, que foi solidária e está auxiliando neste momento de dificuldades com a pandemia do coronavírus.
Wickert destacou a parceria com a Paróquia que tem uma boa estrutura no Centro da cidade, um espaço arejado propício para o atendimento neste momento de maior fluxo. “Hoje e amanhã nossas equipes estarão trabalhando para montar toda a estrutura, com horários específicos e uma equipe de força tarefa para enfrentar todas as dificuldades, com tranquilidade. Não vamos gerar pânico, queremos fazer com que as pessoas desafoguem um pouco a nossa rede e evitar que estas pessoas tenham contato com demais pacientes com consultas e procedimentos já agendados”, destacou o gestor.
Ele ainda destacou que há recomendação de que as pessoas não procurem a UPA e nem o Hospital. “Sabemos que as pessoas que estão doentes buscam por um atendimento específico a todas estas pessoas com problema respiratório neste caso se preocupam mais, neste sentido, criamos este espaço adequado para este acolhimento e atendimento, ressaltou.
O secretário de Saúde lembrou que pacientes com sintomas mais graves com febre alta e falta de ar devem buscar o atendimento no hospital ou na UPA e que aqueles que por venturam tiverem retornado de viagem nos últimos 14 dias ou tenha convivido com alguém que realizou teste para o coronavírus deverão se manter em isolamento e procurar a Vigilância através do telefone 9 99799-6570 até as 22h. “Nosso papel é cuidar das pessoas e proteger. Tanto aqueles pacientes que estão buscando as nossas unidades para as consultas agendadas normais quanto estes que apresentam quadro gripal e de problema respiratório. Estes serão acolhidos e atendidos nesta tenda da solidariedade e da empatia que é a marca do nosso povo”, disse Schwengber.