“A maioria entendeu o recado e fez a sua parte.” A afirmação é do prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, ao avaliar como positivo o primeiro lockdown do município. Segundo ele, a Prefeitura não irá estender a validade do decreto municipal.
O lockdown iniciou na noite de sexta-feira, 26, e tem vigência até as 5h da manhã desta segunda-feira, 1º de março. A partir desta data, os venâncio-airenses deverão seguir exclusivamente as regras do decreto estadual que institui bandeira preta para todos os municípios gaúchos. Esses protocolos têm vigência, pelo menos, até o dia 7 de março, o próximo domingo.
Segundo o chefe do Executivo Municipal, a população entendeu a importância de reduzir a mobilidade urbana para frear a disseminação da Covid-19. “Essas horas são fundamentais, especialmente para o hospital voltar a respirar”, destacou. Ele pede que a população permaneça se cuidando e destacou que os próximos dias são estratégicos para reduzir o contágio e o número de internações hospitalares.
Com a semana de bandeira preta, Jarbas reforça que o Município seguirá as ações de fiscalização na cidade e no interior. “Desde o dia 1º estamos atuando para reforçar a fiscalização e, nesta que será uma semana de protocolos de bandeira preta, vamos seguir atuando para garantir que os protocolos sejam respeitados”, disse.
Novo lockdown?
Sobre a possibilidade de ser decretado um novo lockdown, no próximo fim de semana, Jarbas disse que essa medida vai depender do apoio da população e o respeito aos protocolos ao longo da semana, mas acredita que não será necessário, ao considerar que o alerta à população sobre a gravidade do momento foi feito e que a bandeira preta estará em vigor, pelo menos, até o próximo domingo.
LEIA MAIS:
Bandeira preta: veja quais as medidas que valem até o dia 7 de março