Prevenção e saúde bucal presente nas escolas

-

É na infância que são construídos hábitos levados para a vida toda. Praticar exercícios, ter uma alimentação saudável, ler e cuidar da saúde como um todo são alguns exemplos. Dentre todos esses e outros hábitos existentes, o Projeto Sorria Venâncio tem o objetivo de contribuir com um de forma especial: a saúde bucal. Por meio dele, atendimentos odontológicos serão realizados em 52 escolas públicas de Venâncio Aires, com mais de oito mil alunos atendidos.

O projeto já começou em Venâncio Aires no fim de junho, quando a Unidade Móvel visitou as localidades de Linha Marmeleiro e Linha Cachoeira, no interior, e atendeu 60 crianças. Ontem, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Frederico Reinaldo Closs, do bairro União, entrou no roteiro e as crianças receberam os kits de higiene bucal que chegaram nesta semana – um estojo com fio dental, escova e creme dental para cada aluno.
A dentista Daniela Beatriz Diel Bohn, 38 anos, passou orientações para as turmas do Nível III, Pré A e B da escola. Os alunos do Nível III, Larissa Schwendler, Hugo Böhm Schubert, ambos de 4 anos, e Rosa Bohn Dornelles, de 3 anos, praticaram a escovação em frente ao espelho com os kits recebidos.

Daniela reforça a importância do projeto e de ter investimentos para que esse aprendizado já aconteça desde a Educação Infantil. “Eu já fazia atividades como esta antes, por conta própria, porque sei da importância. Mas agora com esse projeto de referência vindo da Prefeitura esperamos que cresça cada vez mais e no futuro se torne um programa.”
A dentista, que tem 14 anos de profissão e 10 de atuação em Venâncio, ressalta o desejo de que o projeto não pare, independente da gestão que estiver no Executivo. Além disso, ela ressalta a importância de materiais didáticos que possam ser distribuídos junto aos kits. “É importante os pais também saberem do projeto e auxiliarem os filhos em casa, porque as crianças só terão coordenação motora para se responsabilizarem sozinhos pela escovação por volta dos 7 anos.”

Boneco Nino é usado para orientar as crianças sobre a escovação correta.

Uma das atendentes do Nível III, Rejane Claudete da Silva Pereira de Lima, 53 anos, comenta que, desde que os alunos chegaram na turma, as professoras já introduziram explicações e técnicas de escovação. “Eles sempre ficam empolgados com este tipo de atividade e sabem direitinho o horário da escovação, depois de cada refeição.”

Projeto vai abranger 52 educandários

O coordenador de saúde bucal do Município, Jonas Caríssimi, explica que o projeto Sorria Venâncio levará atendimentos odontológicos para todos os estudantes do Nível III da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas, sejam municipais ou estaduais. O intuito principal é atender uma demanda reprimida da pandemia de Covid-19, que não teve atendimentos, e também, incentivar as ações de prevenção à saúde bucal das crianças, como a escovação adequada.

A ação conta com apoio das escolas, que, antes de receber o projeto, encaminham autorização aos pais e responsáveis solicitando permissão para avaliar o estudante. Após feita avaliação, se necessário, a criança recebe uma bilhete na agenda solicitando que seja encaminhada para a unidade de saúde mais próxima, para resolver os problemas constatados pelos dentistas.

Cada aluno que passou pelo projeto receberá kit com estojo, escova, creme e dental. A escova, inclusive, será trocada a cada seis meses para todos os alunos. Caríssimi destaca que é a primeira vez que Venâncio tem um projeto independente na atenção básica de saúde para falar sobre a prevenção e saúde bucal. “Antes o Sesc era parceiro e tinha uma atividade semelhante, mas agora o projeto é nosso e quem custeia é a Secretaria de Saúde com apoio da Educação no contato com as escolas.” Foram investidos R$ 40 mil neste programa.

O cronograma do projeto não é fixo. Cada profissional dentista ficou responsável por uma certa quantidade de escolas e cada um, de acordo com sua agenda de atendimentos, fará agendamento com o educandário para a visita. “Ficou em torno de duas a três escolas por dentista, e também levamos em conta o tamanho das turmas e número de alunos. Quando preciso, vai mais de um dentista atender os alunos.”

  • 16 dentistas da rede básica de saúde atuam no projeto Sorria Venâncio, além de auxiliares de saúde bucal e agentes comunitários de saúde. Eles contam com o auxílio dos professores das turmas visitadas.
notícias saúde Folha do Mate


Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido