Com o avanço da tecnologia e a variedade de opções na área, os procedimentos estéticos têm ganhado cada vez mais adeptos, no sentido de garantir mais autoestima e qualidade de vida às pessoas.
De acordo com o ortodontista e implantodontista Paulo Ricardo Klamt, que atua no Instituto Bordim, os implantes, as próteses fixas e próteses totais fixas são os procedimentos mais procurados. Os procedimentos podem ser utilizados tanto com a finalidade estética quanto para reabilitação, em casos de dentes que já estão mais afetados. “Quem mais procura pelos serviços de reabilitação são os pacientes entre 40 e 50 anos. Os mais jovens, geralmente, buscam pela colocação das lentes de porcelana, já os pacientes acima de 50 anos, pelos implantes e próteses totais fixas”, observa.
O profissional argumenta que a tecnologia é uma aliada em todos os processos, com opções que variam de acordo com cada caso, oferecendo mais conforto às pessoas. “A prótese fixa auxilia na mastigação e deixa o paciente com mais segurança para sorrir e se comunicar”, exemplifica o ortodontista.
Autoestima
De acordo com Klamt, auxiliar na autoestima das pessoas não tem preço. “É um prazer ver uma pessoa feliz, se alimentando bem, sem medo de sorrir. O cuidado com os dentes é apenas o início de tudo, pois as pessoas começam a olhar mais para si mesmas, em todos as aspectos, o que inclui cuidados com a alimentação e atividade física”, destaca.
Rejane Bergmann, 55 anos, decidiu optar por um procedimento estético para voltar a sorrir. A auxiliar administrativo aposentada fazia uso de próteses, há muitos anos, quando decidiu fazer um implante dentário. Em 2018, ela conheceu como funcionava o implante da prótese protocolo (com enxertos ósseos) e decidiu fazer o procedimento. “Optei pelo implante dentário porque eu percebi que precisava me valorizar mais e queria voltar a sorrir. Hoje me sinto muito bem, recuperei não só o meu sorriso como a minha qualidade de vida, sou feliz e muito grata”, garante.
Preparação para os procedimentos
Conforme o dentista Paulo Ricardo Klamt, atualmente, a tecnologia permite bem mais previsibilidade dos resultados. “Hoje os trabalhos são mais previsíveis tanto no implante de lentes de porcelana quanto a colocação de próteses fixas. Desta forma, antes mesmo de finalizar o trabalho o paciente já sabe como vai ser o resultado, para não ter surpresas no fim do tratamento”, explica.
Para realizar os procedimentos não há nenhuma contraindicação, mas é preciso avaliar algumas particularidades. Antes de fazer um implante, por exemplo, os pacientes são submetidos a exames, neste caso, o mais indicado é a tomografia. “Pessoas que fazem uso de uma medicação específica também precisam passar por uma avaliação prévia”, indica.
Em casos mais complexos, como procedimentos cirúrgicos, podem ser aplicados protocolos de prevenção à ansiedade, para proporcionar mais tranquilidade aos pacientes durante os procedimentos.
Procedimentos estéticos
• Implantes
• Próteses fixas
• Próteses totais fixas
• Alinhadores
LEIA MAIS: