Profissionais de enfermagem de Venâncio Aires e Mato Leitão, que atuarão na pesquisa do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) sobre o coronavírus, participaram de um treinamento, nesta sexta-feira, 17, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Venâncio Aires.
A capacitação abordou temas como sorologia, técnicas e os testes rápidos, e contou com a participação da professora e enfermeira Ingre Paz e o coordenador do estudo, médico infectologista Marcelo Carneiro.
O início da pesquisa estava previsto para este fim de semana. No entanto, por solicitação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), que realizará o estudo, a primeira rodada dos testes será aplicada nos dias 1º e 2 de agosto, nos 14 municípios abrangidos pela pesquisa.
O adiamento ocorreu por conta da necessidade de mais tempo para organização da logística de treinamento, compras de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e materiais necessários para a aplicação a domicílio.

Em Venâncio Aires, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, já está tudo organizado para o processo. Ao todo, 17 profissionais vão atuar na realização dos testes rápidos – que serão feitos em domicílios e estabelecimentos definidos por sorteiro, em quatro fins de semana. Em cada etapa, serão 200 testes aplicados no município e cinco mil em toda a região.