Prestes a completar um ano do primeiro registro de coronavírus em Venâncio Aires e em uma época de ascensão de casos no município e superlotação no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), psicólogos vão atender, de forma voluntária, profissionais que atuam no hospital.
A iniciativa, liderada pelas psicólogas que atuam no HSSM, Susan Artus Dettenborn e Ana Lúcia Oliveira, surgiu como forma de auxiliar todos os profissionais que atuam na casa de saúde, dada a exaustão e tensão no dia a dia que o momento atual exige. “Tivemos uma roda de conversa que reforçou essa ideia de auxílio de outros profissionais, visto que, pelo grande número de funcionários, só o serviço interno de psicologia não teria como dar conta”, salienta Susan.
Dessa forma, por meio de um grupo no WhatsApp com psicólogos do município, foi feito um contato para apresentar a ideia. “Fizemos contato para reforçar a situação que o hospital está passando e verificar quem se disponibilizaria em realizar acompanhamento, acolhida ou escuta”, explica.
Ao todo, 32 profissionais se prontificaram a atender, de forma voluntária, dentre os 493 funcionários do hospital os que necessitarem de atendimento psicológico. Depois disso, foi feito um documento interno, disponibilizado aos coordenadores de área para que seja repassado às equipes.
O profissional que quiser o auxílio poderá contatar diretamente com o psicólogo para agendar o encontro, que pode ser presencial ou de forma virtual. “A partir de então é busca espontânea, respeitando todas as questões éticas entre profissional e paciente”, finaliza Susan.