As cinco profissionais que, em 2022, ingressaram na Estratégia de Saúde da Família (ESF II) Coronel Brito para a Residência Multiprofissional na Atenção Básica, se preparam, agora, para o segundo ano de experiência na rede pública de saúde de Venâncio Aires.
Para 2023, quando encerram o ciclo como residentes no município, diversos projetos serão colocados em prática (veja box) e contemplam as áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social e Nutrição.
Segundo a fisioterapeuta e coordenadora da Residência, Analuci Lenuzza de Oliveira Pesqueira, cada área também tem um preceptor, que é o profissional que coordena e dá suporte aos residentes durante os dois anos de especialização. São feitos encontros semanais, entre os núcleos, e uma vez por mês, entre todos os residentes e preceptores. “O trabalho dos residentes é muito importante, pelo foco na prevenção, na busca ativa, na orientação às famílias, visitas domiciliares e o direcionamento a outros atendimentos na assistência, educação e segurança”, destaca Analuci, que trabalha como preceptora na área da Fisioterapia desde 2018.
Além dela, são preceptoras Zamara Amorim Silveira (Psicologia), Gabriela Barchet (Nutrição), Patricia Anelise da Silva (Enfermagem), Letícia Güntzel (Serviço Social) e Ana Amélia Maciel (preceptora de campo).
Enquanto que, em 2022, as cinco jovens residentes trabalharam diretamente na ESF Coronel Brito, para 2023 Analuci explica que vão para vários serviços. Entre eles, na Secretaria da Saúde, 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, nos Caps (conforme escolha delas), Primeira Infância Melhor (Pim), Centro Integrado de Educação e Saúde (Cies) e Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, por exemplo.
Projetos de pesquisa 2023
• As vivências de usuários com diagnóstico de transtorno depressivo e suas relações sociais: Thalia Muniz (Psicologia).
• Promoção de saúde através de espaços públicos de lazer: percepção do usuário – Pamela de Oliveira (Nutrição).
• Controle social e a participação social na saúde: uma análise da participação no território da ESF Coronel Brito de Venâncio Aires – Cassia Souza da Rosa (Serviço Social).
• Análise da cobertura vacinal contra Covid-19 no município de Venâncio Aires: um estudo ecológico – Gabriela Santini (Fisioterapia).
• Acolhimento à vítima em situação de violência na Estratégia de Saúde da Família – Gabriela Petry (Enfermagem).
Saiba mais
Há nove anos, Venâncio Aires mantém convênio com a Escola de Saúde Pública (ESP) para Residência Multiprofissional na Atenção Básica. A implementação ocorreu em 2013, na EFS do bairro Macedo, com os núcleos de Enfermagem, Medicina da Família, Nutrição e Psicologia.
Desde 2018, está na ESF II Coronel Brito, com a inclusão dos núcleos de Fisioterapia e Serviço Social. O trabalho da equipe é organizado a partir da chamada ‘semana típica’ de cada uma e contempla serviços como acolhimento, vigilância, grupos, saúde na escola e visitas domiciliares.
Os residentes multidisciplinares são mantidos integralmente com bolsas pagas pelo Estado, através de recursos do Ministério da Educação (MEC).