O surgimento de novas doenças infectocontagiosas, como a Covid-19, tem deixado muitas pessoas preocupadas com a saúde. Mesmo que não haja um alimento ou nutriente que previna a doença, é importante reforçar a imunidade por meio de uma alimentação saudável. Desta forma, o organismo irá se manter mais preparado contra os ‘invasores’.
Segundo a nutricionista e professora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Fabiana Assmann Poll, o sistema imunológico deve estar apto e ativo para combater micro-organismos e vírus. Ela indica que sejam consumidas frutas e vegetais, porque são alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e compostos de ativos que contribuem com a imunidade.
Além disso, lembra que as pessoas não podem deixar de lado o arroz e feijão, assim como uma porção de proteína nas refeições. “Cada grupo de alimentos tem uma importância, por isso é fundamental manter a diversificação. Se não houver monotonia alimentar, o organismo fica mais inteligente”, explica.
Durante a quarentena, a nutricionista recomenda que as pessoas aproveitem o tempo livre para preparar o próprio alimento. “Prefira utilizar ingredientes frescos e sem aditivos. Em vez de preparar um bolo com cobertura de chocolate, por exemplo, faça um de banana. Desta forma é possível aliar alimentos saudáveis e fazer receitas saborosas”, sugere.
A organização durante as compras também faz toda a diferença para evitar o desperdício e o consumo de alimentos mais calóricos, principalmente neste período em que as pessoas passam a maior parte do tempo em casa e têm vontade de consumir algo a todo o momento. “Antes de ir aos supermercado, é indicado ter um planejamento. Faça uma lista com as refeições que pretende preparar durante a semana e compre só o que for necessário”, orienta.
A professora do curso de Nutrição ainda reforça que, para manter a imunidade do corpo, também é preciso dormir bem, praticar exercícios e beber água. “Manter um estilo de vida saudável faz toda a diferença e previne o surgimento de doenças crônicas, transmissíveis e não-transmissíveis”, afirma.
Vitaminas importantes para a imunidade
As vitaminas A, D, E, C, B6, B12 e ácido fólico são importantes para o sistema imunológico. Os nutrientes estão presentes em vegetais verde escuros e frutas amarelo-alaranjado, nas frutas cítricas, na banana, no abacate, nos cereais integrais, tubérculos (como batata-doce), no feijão, nas carnes, no leite e nos ovos.
Além disso, minerais como o zinco, selênio, ferro, cobre e magnésio contribuem para a imunidade. Eles podem ser encontrados nas amêndoas, castanhas, no amendoim, na sardinha, nas sementes de abóbora, gergelim e linhaça, na banana, nas carnes, na aveia, no feijão e nas folhas verdes escuras.