Fechando pouco mais de dois meses de ações de imunização contra a Covid-19, com grupos prioritários, a semana deve fechar com a marca de mais de 10% da população de Venâncio Aires vacinada. O número de pessoas imunizadas deve praticamente se igualar com o de casos confirmados do vírus (7.065, até ontem).
Com a chegada mais frequente de doses, nesta semana, foi adotada uma nova estratégia de imunizações, aplicando as vacinas em bairros e localidades do interior em idosos com a partir dos 70 anos. Até ontem, 6.322 pessoas já tinham sido imunizadas com a primeira dose (o equivalente a 8,78% da população), das quais 1.567 também receberam a segunda. As próximas ações de imunização devem ser definidas hoje.
O prefeito Jarbas da Rosa afirma que o número de vacinados ainda não reflete diretamente na melhora do sistema de saúde do município, no entanto, já diminui o número de óbitos dos grupos imunizados, principalmente naqueles que receberam as duas doses. “Ainda estamos no início da vacinação, precisamos da aplicação de segundas doses em grande quantidade. Vamos manter esse ritmo e conseguir cada vez mais números favoráveis”, ressalta.
Ao avaliar o avanço da vacina em Venâncio, Jarbas utiliza como parâmetro outros países, onde o índice de vacinados já passou de 50% da população total, considerado o índice mínimo para refletir na diminuição do contágio da Covid-19. “Com uma vacinação ampla, as internações baixam em torno de 90% e a mortalidade, 95%, isso já foi comprovado.”
O prefeito enfatiza que, hoje, o Brasil é o atual epicentro da doença no mundo e a única forma de conter o coronavírus é com a vacinação em massa. “Esperamos mais doses, o Governo Federal comprou 500 milhões de doses, e agora a expectativa é de que toda semana teremos lotes de 1,5 mil vacinas para o município”, informa Jarbas. Ele reconhece que a vacinação ainda não está no ritmo ideal, mas a perspectiva é de que haja vacinas disponíveis todos os dias da semana, além do recebimento de mais remessas.
A enfermeira do setor de imunizações da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, de Santa Cruz do Sul, Jaqueline Thier Müeller, destaca que foram recebidas remessas de vacinas nas duas últimas semanas consecutivas e isso tende a continuar acontecendo, conforme indicação do Ministério da Saúde. “Recebemos grandes quantidades nas últimas semanas, ainda são inferiores às doses da Influenza (gripe), pois os laboratórios já têm essas remessas programadas, mas a partir de agora a expectativa é que venham cada vez mais doses e de forma mais seguida”, enfatiza.
Esperança
Maria Helena Kern, 70 anos, recebeu a primeira dose da vacina na tarde da terça-feira, 23, na Comunidade Nossa Senhora Rainha, no bairro Coronel Brito. Segundo ela, o momento foi tranquilo, não enfrentou filas nem aglomerações. Maria conta que procura sempre se cuidar e proteger. “Só saía para fazer as minhas coisinhas que são necessárias”, relata ela, que sempre está atenta ao uso da máscara e álcool gel. “Sempre rezo muito e procuro fazer a minha parte, para cuidar de mim e também dos outros”, explica a idosa.
A moradora de Cerro dos Bois confessa que estava esperando ansiosa para chegar na sua faixa etária e poder se vacinar. “Apesar de não ter muito medo, respeito a doença e tenho fé de que todos possam se vacinar logo”, afirma. Agora, ela ficará no aguardo para retornar no próximo mês e receber a segunda dose do imunizante.
Entre as pessoas que fizeram a primeira dose da vacina, na manhã de ontem, no pavilhão da Comunidade Santa Ana, do bairro Diettrich, estava o casal Adão e Marina Onécia da Rosa. Aos 72 anos, a aposentada disse que já queria ter feito a vacina há mais tempo. “Mas foi ótimo estar aqui agora”, resumiu.
O marido, funcionário público aposentado, disse que nunca havia feito uma vacina para a gripe. “Tomo meu ‘preparado’ e me cuido”, revelou Adão, de 76 anos. O casal, que esbanja saúde, mora no acesso à localidade de Linha Marechal Floriano.
Vacinação descentralizada
Bairros
Hoje (quinta-feira) – Ginásio do bairro Macedo, das 8h às 16h.
Interior
Hoje (quinta-feira) – UBS de Vila Mariante, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Agendamento: 2183-0795.
UBS de Centro Linha Brasil, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 15h45min. Agendamento: 3793-2402.
Amanhã (sexta-feira)– UBS de Estância Nova, das 8h às 12h. Agendamento: 2183-0799.
UBS de Vila Teresinha, das 7h30min às 12h e das 13h às 16h. Agendamento: 3793-4776.
*É obrigatória a apresentação de carteira de identidade ou CPF, cartão do SUS e carteira de vacinação, caso tiver.
Voluntariado na campanha de vacinação
Muitos voluntários se apresentam para auxiliar na campanha de vacinação contra a Covid-19. Entre eles, estão as professoras da rede de educação infantil de Venâncio Aires. Silvia Roberta Hermes é monitora e vice-diretora da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Frederico Reinaldo Closs. Na semana passada, atuou voluntariamente na ação que ocorreu no Parque Municipal do Chimarrão e no Pavilhão de Eventos da Paróquia São Sebastião Mártir.
Silvia relata que ela e demais professoras da rede auxiliaram no processo inicial de verificação de documentos, anotações de dados dos vacinados e na produção de carteiras de vacinação. “Nos organizamos para ajudar, pois sabemos que os profissionais da saúde estão esgotados”, afirma.
Ela observa que, apesar das escolas infantis estarem de portas fechadas, atividades são organizadas e disponibilizadas em grupos de WhatsApp com os pais das crianças. No entanto, as profissionais perceberam que as tarefas do home office não impediam que se disponibilizassem para trabalho voluntário na vacinação contra a Covid-19.