Muitas pessoas ao receberem a vacina contra o Covid-19, seja ela do laboratório Butantan ou Oxford, sentem reações ao imunizante, como febre, dor no local da aplicação, dores no corpo e dor de cabeça. Porém algumas dessas reações podem vir de maneira mais intensa, o que não é considerado normal e deve ser notificado.
A enfermeira coordenadora do setor de imunizações do município, Patrícia Durante, relata que por consequência da vacina ser nova, o Ministério da Saúde pede que tudo seja notificado para que os estudos iniciais das vacinas sejam complementados. A vacina que mais vem sendo notificada, conforme Patrícia, é a Oxford/AstraZeneca.
Patrícia explica que as reações são normais, de forma leve. “Cada corpo reage de uma forma ao antígeno injetado. Tem pessoas que sentem apenas uma dor local e certa fadiga”, afirma. Mas, de qualquer roma, essas reações não são ligadas a infecção do coronavírus, pois o vírus injetado é inativo, morto e fragmentado. “Não tem como a vacina provocar a doença. O que acontece no nosso organismo é que detectamos esse corpo estranho e reagimos contra ele, produzindo anticorpos. A febre é uma boa reação, quer dizer que nosso corpo recebeu bem esse vírus inativo”, completa.
345 doses
Hoje, terá mais uma chance para pessoas com 63 anos ou mais receberem a primeira dose da vacina contra o coronavírus. No Pavilhão de Eventos da Paróquia São Sebastião Mártir, das 8h às 11h30min, 345 doses estarão disponíveis para a população desta faixa etária. A ação será no sistema convencional, com o deslocamento a pé das pessoas até o local de aplicação da vacina.
Segunda dose
Em paralelo, continuam as aplicações das segundas doses do imunizante para que as pessoas tenham a proteção completa contra o Covid-19. Amanhã, das 8h às 11h30min, profissionais da saúde poderão receber a segunda dose no Pavilhão de Eventos da Paróquia São Sebastião Mártir. E neste sábado, 17, idosos com 73 anos ou mais serão imunizados com a dose de número dois, no Parque Municipal do Chimarrão, das 8h às 11h30min, no formato drive-thru.
Conforme estamos acompanhando, o país vive um problema no qual poucas pessoas estão comparecendo para receber a segunda dose, porém, conforme Patrícia, em Venâncio Aires essa situação ainda não foi detectada. “Das expectativas de pessoas vacinadas, estamos sempre chegando perto desse número. Esperamos que no sábado, tenham ainda mais pessoas comparecendo”, esclarece.
O que fazer ao sentir fortes reações após receber a vacina
- Ir até o posto de saúde Central realizar a notificação.
- No posto serão anotadas todas as reações, data de início e término dos sintomas. Esses dados serão cadastrados na plataforma E-SUS Notifica.
- Após, os dados serão estudados pelo Ministério da Saúde.
LEIA MAIS:
Amanhã terá aplicação de primeiras doses contra a Covid-19, no pavilhão