Desde janeiro deste ano acontece o processo de implementação de um novo esquema para agendamento e atendimento em consultas nos postos de saúde de Venâncio Aires. Agora, todo o Sistema Único de Saúde (SUS) deve ter o mesmo processo de atendimento por prioridade dos pacientes, como já acontece na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM).
Antes, como explica o coordenador das unidades básicas de saúde, Alan Fernando Flores da Rosa, as pessoas esperavam nas filas para conseguir fichas de atendimento e, caso não conseguissem, iam embora sem nenhum atendimento. Agora, todo paciente é acolhido por um enfermeiro, que checa a prioridade do atendimento e classifica a urgência. Caso a necessidade não seja de emergência, o paciente sai do posto com uma consulta agendada para outro dia. “O que muda é que agora ninguém precisa mais madrugar em filas e todo o atendimento é humanizado, conforme a necessidade das pessoas”, afirma.
Cada unidade de saúde oferece um número determinado de fichas para atendimento no dia, ou seja, os casos mais urgentes devem ser priorizados e os agendamentos dos atendimentos podem esperar. O posto de saúde do bairro Gressler foi o primeiro a adotar este sistema e, agora, as 20 unidades de saúde da cidade já atuam conforme esse sistema. No interior, a implantação vem sendo feita no posto de Vila Palanque.
Fluxo
A coordenadora administrativa da Secretaria de Saúde, Vera Lúcia Tuppel, explica que a intenção da mudança é melhorar o atendimento geral da população. Ela também observa que cada local faz um tipo de atendimento, sendo os postos de saúde destinados ao acolhimento básico, a UPA no atendimento intermediário e hospital no tratamento avançado. “Somos uma rede, é o caminho do SUS. Quando um local não consegue prestar atendimento, encaminha para o próximo”, diz. O sistema de atendimento por prioridade foi criado em 2014 e implementado primeiramente na rede hospitalar, para após chegar às UPAs e, agora, está sendo implementado também nas unidades básicas de saúde.
- 80 é o número de atendimentos diários no posto de saúde do bairro Gressler, das 7h30min às 20h, sem fechar ao meio-dia.
- Os prontuários de cada paciente, agora, estão inclusos em um sistema que pode ser acessado por qualquer médico ou enfermeiro da rede.
Controle
• Alan Fernando Flores da Rosa comenta que, a partir de janeiro de 2022, todos os postos de saúde deverão ter um controle dos pacientes que são atendidos no local. “Será feito um mapeamento. Por exemplo, de quantos hipertensos há naquela região, diabéticos, gestantes, tudo isso, para dar um indicador dos recursos que serão recebidos”, afirma. Esse controle faz parte do programa Previne Brasil.
“Temos agora um trabalho mais humanizado. Ninguém deixará de ser atendido, pois vão passar por um enfermeiro no ato de procurarem a unidade.”
ALAN FERNANDO FLORES DA ROSA
Coordenador das unidades básicas de saúde de Venâncio Aires
LEIA MAIS: