O prefeito de Venâncio Aires Jarbas da Rosa e o administrador do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), Luís Fernando Siqueira, participaram de uma reunião, nesta terça-feira, 20, com secretária estadual de Saúde Arita Bergmann, em Porto Alegre, para tratar sobre a implementação de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica na casa de saúde.
Conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura, durante o encontro, os representantes de Venâncio falaram sobre o projeto, que já havia sido enviado para avaliação do Estado. Além disso, a secretária Arita apresentou um estudo técnico da macrorregião, que abrange os vales do Taquari e Rio Pardo, que demonstra que há espaço para a implementação de 26 leitos de UTI Pediátrica.
Assim, além de atender o pedido de Venâncio Aires, para 10 leitos, seria possível contemplar, também, Lajeado, que solicita a mesma quantidade. “Vimos, pelos critérios, que na região dos Vales cabe UTI em mais de um dos hospitais. Estamos estudando como o Governo do Estado pode estar junto nessa importante iniciativa do hospital apoiada pelo prefeito”, destacou a secretária em vídeo publicado pelo prefeito Jarbas nas redes sociais.
Ainda segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, a secretária encaminhará o projeto para que Venâncio consiga ser contemplado com os leitos de UTI Pediátrica no Hospital São Sebastião Mártir. Ela também pediu para que o projeto tenha continuidade por parte do Município e da casa de saúde, com foco na parte dois, que corresponde a autorização da Vigilância Sanitária.
Enquanto isso, ela vai apresentar ao governador esses estudos técnicos e aguarda a autorização e o anúncio oficial dele em relação à execução do projeto dentro do projeto Avançar Saúde.