
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Venâncio Aires recebeu solenidade nesta terça-feira, 16, em alusão aos 15 anos comemorados na última semana. O objetivo foi reconhecer a dedicação de profissionais, gestores e parceiros que construíram a história do órgão no município.
A enfermeira coordenadora Patrícia de Mello da Silveira destaca que, em cada acionamento, a equipe possui a oportunidade de salvar vidas. “Cada sirene representou a oportunidade de fazermos a diferença na história de alguém”, mencionou.
Desde a inauguração, em 2010, foram mais de 30 mil atendimentos realizados pelos profissionais. “São números de carregam histórias de superação, esperança e despedidas. Mas acima de tudo, histórias que reforçam nosso propósito: salvar vidas com eficiência, técnica e humanidade”, acrescentou.
Formação
A unidade do Samu de Venâncio é referência na formação de profissionais que atuam no serviço. Equipes de outros municípios integram a rotina na base por 48 horas, trocando e levando experiências, fortalecendo a rede de urgência e emergência do Estado. “Temos o orgulho de sermos polo de aprendizagem, em um espaço que prepara profissionais com excelência, onde cada segundo importa”, comentou Patrícia Mello da Silveira.
A enfermeira pontua ainda o projeto ‘Samuzinho’, que desenvolve treinamento sobre a Lei Lucas nas escolas da rede municipal. Profissionais da educação e estudantes aprendem, por meio de encontros com o Samu, técnicas de desengasgo, entre outros procedimentos.
Dedicação
Já o coordenador médico Michael Berger Schmidt comenta que a base do Samu acaba se tornando uma segunda casa aos profissionais que atuam no local. “A gente passa muito mais tempo nesse local, do que na nossa própria casa. É um segundo lar para nós. É uma satisfação fazer parte desse grupo, dessa família”, afirmou.
O profissional reiterou o apoio da Prefeitura e da Univates para o funcionamento das atividades. “A gente solicita, faz demandas, mas tudo isso para termos resultados. Pois não existem resultados nos serviços de saúde se a gente não tem empenho e investimento”, explicou o médico.
Histórico
- As atividades do Samu de Venâncio iniciaram na rua Jacob Becker, 1916, na região central.
- No início, as operações contavam somente com suporte básico e, em 29 de julho de 1023, passaram a contar com ambulância de suporte avançado, conhecida popularmente como UTI Móvel.
- Em dezembro de 2022, o Samu ganhou uma nova base, onde as atividades funcionam atualmente, na esquina das ruas Visconde do Rio branco e Duque de Caxias.
- Desde 2023, o serviço é gerenciado por parceria entre a Fundação Univates com a Prefeitura de Venâncio.