Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde iniciou, no dia 22 de junho, a aplicação de testes antígenos para diagnóstico do novo coronavírus. Segundo a enfermeira de referência no atendimento da Covid-19 em Mato Leitão, Luciane Salvalaggio Sebastiany, esses exames estão sendo aplicados em conjunto com o RT-PCR, que já estava sendo feito no município desde o início da pandemia.

“Testamos com antígeno todos os pacientes com síndrome gripal dentro do período de coleta. Se o resultado for negativo, fazemos, em seguida, o PCR e encaminhamos para análise”, explica, ao informar que o resultado positivo do antígeno é confirmatório para o diagnóstico da doença. Assim, não há necessidade de realizar o PCR.

A enfermeira ainda informa que o início da utilização dos testes antígenos em Mato Leitão tem relação com uma nova nota orientativa da Secretaria Estadual de Saúde (SES), enviada para todos os postos de saúde, que recomenda esse tipo de testagem. “Temos o guia de utilização de testes de antígeno e PCR com novo fluxograma e algoritmo de testagem de sintomáticos respiratório”, relata.

De acordo com Luciane, assim como acontece no exame PCR, a coleta para diagnóstico da Covid-19 do teste antígeno também é feita pelo nariz. A diferença é que nesse último caso, o resultado saí entre 15 e 20 minutos. Já do PCR, pode demorar de quatro a cinco dias, pois o material é enviado para análise laboratorial.

Para a enfermeira, a aplicação do teste antígeno é importante para se conseguir diagnosticar mais precocemente, principalmente, pacientes com comorbidades e aqueles que apresentam sintomas mais graves. Antes do envio da normativa pela SES, o Município já havia adquirido 200 testes antígenos.

Além disso, o Estado já enviou 100 exames para a Cidade das Orquídeas. Até a sexta-feira, 2, a Secretaria Municipal de Saúde já tinha realizado 47 testes antígenos, dos quais 10 tiveram resultado positivo.

Boletim sobre a Covid

• 842 casos confirmados
• 12 casos ativos
• 8 óbitos
• 822 pacientes curados
• 858 testes rápidos aplicados
• 918 exames PCR realizados
• 47 testes antígeno realizados
• 10 testes antígeno com resultado positivo
• 9 pacientes aguardando resultado do PCR ou esperando para coletar o material que será enviado para análise (Informações atualizadas nesta sexta-feira, dia 2 de julho)