A Secretaria de Saúde de Mato Leitão está retomando, de forma gradual, a realização de alguns serviços que estavam suspensos desde março, quando teve início a pandemia de Covid-19 na cidade. Uma dessas ações são os procedimentos cirúrgicos ambulatoriais, ou seja, aqueles que não necessitam de internação hospitalar, realizados na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central.
De acordo com a secretária de saúde, Joana Kist Dresch, existe uma procura muito grande por esse serviço. Por isso, há uma fila de espera com 67 pacientes. Após a decisão de retorno da atividade, a Secretaria de Saúde entrou em contato com o médico responsável por realizar os atendimentos e agendou para a próxima sexta-feira, dia 18, o retorno.
Nessa data, os procedimentos serão realizados somente no turno da tarde e sete pessoas serão atendidas. A equipe da Secretaria de Saúde está entrando em contato com os pacientes que estão na lista de espera para saber se ainda necessitam do atendimento.
“Aos poucos precisamos voltar a uma certa normalidade”, observa Joana. Pacientes que necessitarem desse tipo de serviço podem entrar em contato com a Secretaria de Saúde para colocar o nome na lista. A pasta ainda não confirmou datas para realização desses procedimentos no próximo ano.
Outra atividade da Secretaria Municipal de Saúde que voltou a acontecer gradativamente são as visitas domiciliares realizadas por um médico da família acompanhando de uma técnica de enfermagem ou de uma enfermeira. Durante essa ação, normalmente, são atendidas pessoas idosas e acamadas.
“É feita a aferição de pressão e uma avaliação médica para acompanhar a situação do paciente. É um forma de não deixarem desassistidas as pessoas que não podem ir até o posto de saúde”, ressalta a secretária de saúde. Ela também salienta que apesar da situação sanitária, a equipe de saúde nunca deixou de prestar o atendimento necessário aos pacientes, apenas foram priorizados os casos de urgência.
Pré-câncer
Desde o dia 3 de novembro, a realização do exame de pré-câncer com a equipe de enfermagem da Secretaria de Saúde voltou a acontecer, após ter ficado suspensa em função do coronavírus.
Nos últimos meses, os exames eram feitos apenas pela médica ginecologista que atua no posto de saúde do Centro e a prioridade eram os atendimentos para gestantes e casos de urgência. Agora, novamente, duas enfermeiras da UBS Central e uma do posto de saúde de Vila Santo Antônio realizam o procedimento. Paralelo a isso, as agentes comunitárias de saúde trabalham em um levantamento das mulheres que estão há mais de três anos sem realizar o exame.
A enfermeira Carla Inês Heinen Stöhr explica que durante os últimos meses os atendimentos com a ginecologista estavam sendo feitos a partir de horários previamente agendados e não mais por ordem de chegada, no dia que tinha marcado com a paciente.
No caso dos atendimentos com a ginecologista, o agendamento pode ser feito no dia 18 de cada mês. No entanto, as vagas são para o mês seguinte, com prioridade para gestantes.
As demais pacientes são colocadas em uma lista de espera. “Todos os atendimentos levam em consideração os cuidados de higiene e respeitam os protocolos sanitários”, salienta Carla.
Consultas
Por causa da pandemia do novo coronavírus, Mato Leitão está com listas de espera grandes para consultas com especialistas, como otorrinolaringologista, oftalmologista e traumatologista, além do adiamento de cirurgias eletivas. A equipe da pasta explica que os atendimentos nunca pararam, mas por causa da Covid-19 eles foram direcionados para casos de emergência. Além disso, a Cidade da Orquídeas sempre teve muita demanda para esse tipo de serviço