Segundo Centro Respiratório funcionará 12 horas diárias, na UPA

-

Em sessão da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires realizada no fim da tarde de ontem, os parlamentares aprovaram projetos de lei com o objetivo de ampliar e qualificar o atendimento público de saúde durante a maior onda de coronavírus já enfrentada pelo município. De forma emergencial, os vereadores aprovaram a criação de um segundo Centro de Atendimento Respiratório (CAR) e a contratação de fiscais sanitários para atuar no combate à Covid-19.

Para efetivar essa segunda estrutura específica para atendimentos Covid junto da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, do bairro Cruzeiro, possivelmente a partir da próxima semana, a Prefeitura deve investir R$ 111 mil por mês no local. A intenção é de que o segundo CAR atenda pacientes das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. O objetivo é dividir os atendimentos com o CAR do bairro Gressler.

A nova estrutura a ser instalada demanda custeio de equipe técnica composta especialmente por médicos, enfermeiros e técnicos de Enfermagem, auxiliar de higienização, atendente de farmácia, materiais, insumos e toda a estrutura física que são utilizados no atendimento dos pacientes com sintomas respiratórios leves a moderados para Covid-19.

O novo centro funcionará em uma estrutura física na área externa da UPA, oferecendo assim condições para atendimento com local arejado. A exemplo do que já ocorre com a UPA, o CAR 2 também será administrado pelo Hospital São Sebastião Mártir.

Upa superlotada

Desde o feriadão de Carnaval, a UPA tem registrado recorde de atendimentos diários, por conta do aumento de casos de coronavírus. Na semana passada, a média foi de 220 atendimentos por dia, enquanto a capacidade da unidade é de 150 consultas. Na segunda-feira, 22, foram 282 pacientes atendidos no local e, ontem, 205. “Com o Pronto Atendimento do hospital fechado, tudo acaba direcionado para a UPA. Tem sido muito difícil atender a demanda e, inclusive, garantir médicos nessa situação”, diz o superintendente da UPA, Rodrigo da Silva.

Segundo ele, tudo está sendo encaminhado para que, o mais breve possível, a equipe de profissionais passe a atender especificamente casos suspeitos de Covid-19, paralelamente aos dois médicos que atuam diariamente na UPA. “Acreditamos que esse segundo Centro Respiratório, com gestão da UPA e hospital, seja bem resolutivo e ajude a resolver a demanda.”

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido