O Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), de Venâncio Aires, deu início à desinfecção geral da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinada a pacientes de Covid-19, na noite de domingo, 15. O processo deve levar em torno de três dias e permitirá que os dez leitos da UTI voltem a ser utilizados para pacientes com outras doenças. A medida foi possível pois a instituição não tem mais pessoas internadas com Covid-19 na UTI.
Em postagem no Facebook, o administrador do hospital, Luís Fernando Siqueira, relatou a emoção do momento, após a instituição de saúde encarar situações extremas, como quando precisou fechar o pronto atendimento e chegou a ter 33 pacientes em tratamento intensivo, quando havia apenas 23 leitos de UTI. “Após esse processo de desinfecção, que deve levar em torno de três dias, esses 10 leitos voltarão a ser a UTI geral. Finalmente parece que a ficha está caindo, estamos vencendo”, ressaltou Siqueira.
Segundo o administrador, atualmente, os pacientes internados são pós-covid, ou seja, com tratamento conservador, sem necessidade de UTI. O último boletim divulgado pelo Município, na sexta-feira, 13, indicava que eram quatro venâncio-airenses hospitalizados no setor clínico. Na mesma data, pela primeira vez desde julho do ano passado, Venâncio Aires não registrou nenhum caso diário de coronavírus.
Confira o relato do administrador do HSSM
“Algumas vezes manifestei por aqui, minha preocupação com o cenário da pandemia, os atos heroicos e as atitudes inspiradoras de cada profissional que se dedicava a cuidar de todos os pacientes como se fossem um familiar íntimo seu, e até mesmo as minhas próprias dificuldades pessoais e profissionais em lidar com a situação…
Algumas vezes me senti inútil, incapaz de poder contribuir de alguma maneira frente a um cenário de tamanho desafio (lembro que chegamos a ter 33 pacientes em tratamento intensivo, sendo que tínhamos 23 leitos capacitados a dar esse tipo de atendimento, falta de oxigênio, falta de medicamentos, esgotamento dos funcionários…)
Confesso, com 45 anos de vida, vi coisas e senti coisas que ficarão gravadas pra sempre em minha vida.
E neste exato momento, dia 15.08, às 23h05min, presencio a cena que me emociona e me enche de esperanças: estamos iniciando a desinfecção geral da UTI destinada a pacientes com Covid. Após esse processo, que deverá levar uns três dias, esses 10 leitos voltarão a ser a UTI geral… finalmente parece que a ficha está caindo, estamos vencendo!
Perdemos muitas vidas, amigos, familiares, conhecidos, colegas…. Mas é inclusive pela memória deles, que devemos comemorar essa vitória, contra um inimigo que nos mostrou a força que temos quando estamos todos unidos em prol do mesmo objetivo. Que não seja preciso mais pandemias, para nos mostrar que o coletivo se sobrepõe ao individualismo.
Agradeço a Deus por viver mais esse momento.”
Luís Fernando Siqueira – Administrador do HSSM
LEIA MAIS: