
Rio Grande do Sul e Venâncio Aires - Ato realizado no final da tarde de ontem, no Centro Especializado de Atendimento Materno Infantil (Cemai), no bairro Cruzeiro, e que contou com a presença da Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, permitirá a qualificação da assistência à saúde da mulher em Venâncio Aires. O prefeito Jarbas da Rosa, a vice Izaura Landin, o deputado Airton Artus, o secretário de Saúde, Alan da Rosa e a secretária Arita, entre outras autoridades, assinaram uma portaria que viabilizará a implantação do Serviço Especializado de Referência à Saúde da Mulher (SERMulher RS).

Segundo o prefeito Jarbas, o SERMulher, que funcionará em espaço próprio, junto ao prédio do Cemai, deve começar a funcionar no fim do mês de janeiro, em um prazo estimado de 45 dias. Como incentivo, o Governo do Estado enviará R$ 200 mil e depois repassará, mensalmente, para manter o serviço, a quantia de R$ 125mil.
Após o ato de assinatura, a secretária e outras autoridades se manifestaram. Arita Bergmann elogiou as iniciativas do prefeito Jarbas, do deputado Airton, do secretário Alan e do secretário de Governança, Tiago Quintana, para que o SERMulher viesse para Venâncio Aires. Agora são 19 espaços, de um total de 20, que serão instalados no Rio Grande do Sul.
Saiba mais
A ação representa um marco para a rede de cuidado feminino, que passará a contar com novas linhas de atenção e procedimentos especializados. Com a implantação, o SERMulher RS colocará Venâncio Aires como referência no atendimento qualificado a mulheres e demais pessoas que necessitam de acompanhamento especializado em ginecologia.
Segundo informado, o serviço irá ofertar consultas e procedimentos ambulatoriais nas linhas de cuidado de câncer de colo do útero, câncer de mama, endometriose, miomatose, infertilidade, planejamento reprodutivo e climatério, fortalecendo a rede de atenção e ampliando o acesso a cuidados humanizados e resolutivos.