Sete dicas de saúde bucal que podem contribuir na prevenção de coronavírus

-

Com a pandemia mundial de Covid-19, a rotina da maioria das pessoas mudou. Além de cumprir o isolamento social, evitar aglomerações e higienizar os ambientes, é necessário ficar ainda mais atento à higiene bucal.

Segundo a dentista da Uniodonto Vales do Taquari e Rio Pardo, Mariele Cristina Filter Schuh, a boca é umas das “portas principais de entrada do vírus”, porque o contágio normalmente ocorre pelo ar ou por contato pessoal com secreções infectadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, aperto de mão, beijos, abraços, manuseio de objetos ou toque em superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Com objetivo de contribuir com a prevenção do coronavírus, a Uniodonto Vales do Taquari e Rio Pardo elencou algumas dicas práticas que podem ser conferidas no box.

Dicas práticas

  1. Lave as mãos antes de realizar a higiene bucal. “Parece uma dica simples, por isso, muitas vezes, fácil de esquecermos dessa ação”, pontua a dentista Mariele Cristina Filter Schuh. As mãos são necessárias para o uso do fio dental, higienizador de língua e dos dentes, então é necessário que estejam bem limpas, para levá-las até a boca.
  2. Lave a escova dental com água corrente e seque com uma leve batidinha. Borrife álcool 70% sobre toda superfície da escova e depois lave de novo com água corrente.
  3. Troque de escova regularmente, a cada três meses, ou assim que você perceber desgaste das cerdas. Não empreste a escova de dente para outra pessoa, mesmo sendo da família, porque o uso é individual.
  4. Cuide da higienização da língua e tenha atenção especial aos dentes molares, aqueles mais próximos da faringe, para evitar a pneumonia por aspiração. Use um raspador específico ou a escova de dente para isso. Inicie a limpeza da parte de trás para a ponta da língua.
  5. A limpeza de próteses dentárias também é importante e deve ser realizada após as refeições, com escova individual (apenas para a prótese), de cerdas macias, sabão neutro e água corrente. Uma vez por semana, no mínimo, deve ser colocada de molho com uma colher de água sanitária e água, por 15 minutos.
  6. Mantenha os lábios e a boca hidratados, pois fissuras nos lábios também se tornam porta de entrada para o coronavírus. Use protetor labial e tome água com frequência.
  7. Não compartilhe copos, talheres e pratos, porque o vírus pode estar nessas superfícies. Embalagens de alimentos devem ser limpos com pano e álcool 70%, principalmente se forem levados próximos à boca, como uma barra de cereal ou biscoito.
    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido