Imagine você se sentir saudável, ter sempre os exames de rotina em dia, porém, em questão de dias, receber um ‘prazo’ de cinco meses de vida. Essa é a história de Marta Bohn, 47 anos, que em novembro de 2020 descobriu um ‘carcinoma in situ’ em alto grau nuclear no ducto mamário e precisou correr contra o tempo para vencer um câncer de mama.
A desconfiança de que algo estava errado começou quando Marta, ao terminar um exercício físico, percebeu inchaços na área da axila. Após exame de punção de célula, foi constatada a anomalia. Uma das médicas dela chegou a dar um prazo de vida de cinco meses. Com o diagnóstico, Marta, que costuma praticar corridas, desta vez, teria que correr contra o tempo em busca da cura. O percurso começou com a mastectomia (retirada das mamas), feita no dia 16 de dezembro de 2020. A mama direita foi totalmente retirada e a esquerda de forma parcial, mas já no ato, Marta colocou próteses de silicone.
Nesta corrida, Marta sempre soube que ‘nunca foi sorte, sempre Deus’. A frase, dita pela médica Sirlei dos Santos Costa, que atua no Centro de Cirurgia Reconstrutiva no Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, acabou sendo inspiração para uma tatuagem que a autônoma fez no braço direito.
Hoje, recuperada, a atleta fala com orgulho e alívio sobre essa vitória. Após a cirurgia, ela não precisou fazer tratamentos de radioterapia, quimioterapia e nem de bloqueadores hormonais.
Depois da primeira cirurgia, realizada no ano passado, no dia 17 de junho deste ano, Marta realizou procedimento de lipoenxertia, que permitiu fazer a reconstrução dos mamilos. Marta ficou mais 40 dias em recuperação até retornar de vez para a sua rotina de treinos e atividades físicas. “Tenho mais autoestima, amo meus treinos. A vitória veio, foi a consequência de tudo”, conclui.
Amor pela corrida
Desde os 40 anos, Marta pratica corridas. O gosto pelo esporte, conforme ela, começou ao ser incentivada pela gerente do Sesc Venâncio Aires, Diane Lacerda Araújo, a participar da 1º Corrida do Chimarrão, em 2019. Após o evento, Marta nunca mais parou de correr.
Quando foi operada, a autônoma ficou 60 dias em recuperação, e já no 61º dia após o procedimento, correu cinco quilômetros. Atualmente, desde julho de 2020, Marta faz parte do time do RCR Run, que atua na área de assessoria esportiva. Ela corre três vezes na semana com o grupo e pratica atividades físicas na academia do Sesc. “Busquei o grupo pois vi que precisava de treinos de corrida qualificados e que não provocaria lesões. Hoje são parte da minha família”, salienta.
Motivação e cuidado
Marta destaca que não têm casos de câncer na família e que sempre praticou atividades físicas, o que ela acredita ter sido um diferencial na sua recuperação. A moradora de Linha Hansel incentiva que mais pessoas procurem realizar atividades físicas.
Além disso, aconselha que as mulheres se cuidem mais, tirem um tempo do dia para si mesmas e que fiquem atentas a qualquer sinal. “Aprendi a valorizar ainda mais a minha família, agora o mais importante é ter essas pessoas junto comigo”, afirma a esposa do Gilnei dos Santos e a mãe da Sabrina Thais dos Santos Böhm.
“Sempre fazemos tantos planos, mas o amanhã, só a Deus pertence. Temos que viver cada momento e valorizar a nossa saúde, nosso bem mais precioso.”
MARTA BOHN
Autônoma
Principais premiações
- Corrida Cidade das Flores, em Santa Cara do Sul, com 1º lugar
- Meia maratona rústica estadual, em Santa Cruz do Sul, com 2º lugar na categoria geral feminino
- Participação em todas as edições do Circuito dos Vales
Ações do Outubro Rosa já começaram em Venâncio
Ontem, 1º, teve início a programação especial do Outubro Rosa em Venâncio Aires. O mês busca conscientizar sobre o tratamento e prevenção do câncer de mama. O lançamento foi marcado pelo acendimento de luzes cor-de-rosa nos prédios públicos do município. Organizado pela Liga Feminina de Combate ao Câncer de Venâncio Aires e Prefeitura, o Outubro Rosa, assim como em 2020, terá ações adaptadas de acordo com os protocolos contra a Covid-19.
Segundo a vice-presidente da Liga, Dileta Allgayer, a comercialização de camisetas que marcam o mês especial, já estão à venda. Modelos femininos e masculinos, também na opção baby-look nas cores branca, preta e rosa são vendidas no valor de R$ 50. Interessados podem adquirir na sala da Liga, junto ao Hospital São Sebastião Mártir, com acesso pela rampa.
Mesmo na pandemia da Covid-19, os atendimentos e auxílios aos pacientes continuam acontecendo. “São mais de 1,3 mil atendimentos por mês, com consultas com nutricionista, psicólogo, fornecimento de medicação e exames, leite, suprimento alimentar e fraldas, além de assistência e orientação à pacientes e familiares”, explica.
Interessados em ajudar a Liga também podem contribuir com qualquer valor, através da chave Pix CNPJ 04.359.879/0001-13.
- 206 é o número de pacientes ativos, atendidos pela Liga Feminina de Combate ao Câncer de Venâncio Aires.
Programação Outubro Rosa
Dia 2 – sábado – Caminhada Rosa, com abraço simbólico à Liga.
Dia 2 – sábado – Galinhada na Comunidade São Lucas
Dia 9 – sábado – Exposição e comercialização de produtos junto à Feira do Artesão, na Praça da Matriz. Também ação da Liga Jovem com pescaria para as crianças, Programa Tua Vida Bem Melhor, Gabinete da Primeira-dama, e demais atividades.
Dia 9 – sábado – Pedágio Solidário da Liga Jovem
Dia 12 – terça-feira – Live da Liga Jovem em parceria com a Loja Original
Dia 16 – sábado – Dia D Mulher e Dia D da Vacinação com ações em todas as UBS da cidade, em especial no bairro Gressler.
Dia 20 – quarta-feira – Live com o médico oncologista Dr. Hugo Schünemann
Dia 23 – sábado – Pedal Rosa – passeio ciclístico
Dia 24 – domingo – Domingo Rosa no Parque
Dia 29 – sexta-feira – Drive-thru do Risoto
LEIA MAIS: