Tratamento de esgoto deve contemplar seis mil residências até o início de 2022

-

Venâncio Aires vai avançar em preservação ambiental e saúde, com a ampliação do tratamento de esgoto. A previsão é de que seis mil residências sejam abrangidas pela rede coletora, no início de 2022. A expansão será possível com o término das obras executadas pela Encosan, empresa terceirizada pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

Até o momento, em torno de 1.650 casas já estão com a ligação efetivada com a rede coletora. O esgoto oriundo dessas residências é encaminhado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Morsch, antes de ser direcionado para o arroio Castelhano.

Conforme a auxiliar de tratamento de água e esgoto, Marta Fagundes, em média, são processados 930 metros cúbicos de esgoto por dia. A quantidade de esgoto recebida e tratada e o tempo do processo depende do volume que chega à ETE, o que está relacionado à quantidade de residências com ligação à rede coletora. Além disso, o volume também é influenciado pelo clima, sendo menor em períodos sem chuva.

Embora a ETE tenha capacidade de trabalhar durante 24 horas por dia, no momento, são cerca de cinco horas diárias. Além disso, também tem atuado com menos da metade da capacidade, que é de processar 40 litros por segundo. A projeção é chegar a 40 litros por segundo quando forem concluídas as obras da bacia central, que abrange cerca de seis mil casas.

OBRAS
Ao todo, a cidade está dividida em cinco bacias de esgoto. Neste primeiro momento, todas as obras realizadas nas ruas para instalação da rede coletora que conduzirá o esgoto para a estação de tratamento, são da bacia central. “Ela é a com a maior demanda de resíduos, pois abrange a área central, com a maior concentração de prédios e de condomínios”, observa Marta.

Posteriormente, bairros mais afastados do centro começarão a receber as obras para instalação da rede coletora. A servidora da Corsan reforça que, apesar dos transtornos, trata-se de uma obra necessária, para garantir mais saúde e preservação do arroio Castelhano. “A cidade ainda vai crescer, vamos ter muitas obras. Infelizmente isso não foi feito antes das ruas serem pavimentadas, mas é uma obra necessária. A população terá que conviver e também ser fiscal, observar e reclamar com a Corsan quando a obra não for do jeito correto”, ressalta Marta.

Ela reforça a importância de as reclamações serem feitas para a Corsan, junto ao escritório, na rua Barão Triunfo, 1440, pelo aplicativo ou telefone 0800-646-6444, para que haja encaminhamento sobre a demanda. “No aplicativo da Corsan, é possível enviar reclamações, indicar vazamentos, pedir a segunda via da conta ou o cancelamento. É um método muito fácil e que precisa ser mais divulgado”, destaca.

Ela também orienta que os moradores que tiverem dúvidas sobre a ligação com a rede coletora procurem o escritório da Corsan para se informar. “É feito um comunicado quando a rede coletora estiver pronta, mas também é possível buscar a informação junto à Corsan para saber como fazer a ligação.”

Saiba mais
• Na área urbana de Venâncio Aires, a Corsan atende em torno de 52 mil pessoas, com água do Castelhano. Além disso, em Vila Mariante, são duas mil pessoas abastecidas com água do rio Taquari.
• No interior, o abastecimento é feito por poços artesianos particulares e, principalmente, por estruturas mantidas por associações hídricas que beneficiam as propriedades do meio rural.
• Cerca de 65 redes hídricas estão ativas e garantem o acesso à água para uma população estimada de 11 mil pessoas. Além disso, os poços são utilizados por grandes empresas que necessitam de um volume elevado de água para os processos produtivos.
• A Estação de Tratamento de Esgoto está localizada no bairro Morsch e foi inaugurada em 2017.
• São cinco bacias de esgoto, em Venâncio Aires, divididas por grupos de bairros. A primeira é do Centro, que já está instalada e funcionando.
• Para fazer a ligação da rede coletora, os proprietários dos imóveis devem ir até o escritório da Corsan.

 



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido