A partir da segunda-feira, 6, Venâncio Aires terá horário ampliado também para vacinação contra o tétano, o mesmo já ocorre com a imunização contra o coronavírus. Além da oferta das doses para esquema inicial e de reforço antitetânicas, ao longo do dia, nas unidades de saúde com sala de vacinação, agora na Unidade Básica de Saúde do bairro Gressler, das 17h às 19h haverá imunização contra o tétano.
A população poderá ir até o local, de segunda a sexta-feira, com a carteira de vacinação para a conferência das aplicações e se necessário receber as vacinas. A iniciativa integra a campanha da Secretaria Municipal de Saúde para intensificar a busca pela atualização da situação vacinal contra a infecção, já que nos últimos dois meses foram registradas duas mortes por tétano, depois de mais uma década que não ocorriam óbitos pela doença na Capital do Chimarrão.
Ainda na sexta-feira, 3, agentes comunitários de saúde e profissionais de enfermagem das unidades de saúde de Venâncio Aires recebem treinamento para acompanhar essas medidas de prevenção ao tétano. O treinamento acontece na tarde da sexta-feira, 3, no auditório da Secretaria de Educação e no sábado, 4, pela manhã, as equipes estarão participando de uma programação na Travessa São Sebastião Mártir fazendo a verificação de carteiras de vacinação, divulgando orientações sobre a imunização, os sintomas e perigos do tétano e também aplicando doses de vacina contra a doença.
De acordo com a enfermeira Carla Lili Müller, a ação do sábado abre uma programação intensa para a próxima semana, com trabalhos dos profissionais do município na busca e verificação das carteiras de vacinação da população. “Todas as unidades de saúde do município com sala de vacinação, tem disponíveis, diariamente, doses de vacinas contra o tétano. Para o esquema inicial do processo de imunização são necessárias três aplicações e as doses de reforço devem ser aplicadas a cada dez anos”, explica a enfermeira.
Além de capacitar os profissionais da saúde com relação a busca ativa da situação vacinal da população, a campanha inclui motivar e orientar empresas, grupos, lideranças comunitárias a promover a divulgação da importâncias das doses em dia contra a doença.
Fonte: AI Prefeitura
LEIA MAIS: