Maicon se vacinou na manhã da quinta-feira, 9 de setembro. (Fotos: Luana Schweikart)
Maicon se vacinou na manhã da quinta-feira, 9 de setembro. (Fotos: Luana Schweikart)

Desde o dia 19 de agosto jovens com 18 anos ou mais estão tendo a oportunidade de se vacinarem contra a Covid-19. Porém, ao frequentar um dos pontos de vacinação do município, a presença dos jovens é pequena.

Conforme e técnica de enfermagem Ivanir Daniel, os jovens comparecem razoavelmente. “Percebemos que chegou em uma fase que vem pessoas de todas as idades. Aqueles que ainda não tinham se vacinado, estão comparecendo agora, devido exigências em bancos ou nos trabalhos”, afirma.

O jovem Maicon dos Santos Nunes, 26 anos, foi um dos vacinados na manhã desta quinta-feira, 9. Para ele, a vacinação significa prevenção e o desejo dele era ter vindo ainda antes, mas devido o trabalho de metalúrgico, não teve a oportunidade. Elói Adriano Mayer, também de 26 anos, procurou a vacina nesta manhã pois tinha receio das grandes filas e como trabalha como operador de produção no turno da noite, aproveitou o ponto de vacinação no bairro Coronel Brito para garantir a primeira dose. “Vi que estavam anunciando que eram as últimas doses, então me garanti”, reforça.

Quando soube que poucas doses estavam disponíveis, Elói garantiu a sua.

Apoio

Além de enfermeiros e técnicos de enfermagem, quem também atua na vacinação contra Covid-19 são as agentes comunitárias de saúde. Elisandra Dias, 39 anos, e Sílvia Jaqueline da Cruz, 43, anos, são agentes comunitárias da ESF I do Caic e desde o início da imunização trabalham no momento que antecede a vacina, quando as pessoas passam seus dados e respondem perguntas. “É gratificante poder ajudar”, destaca Elisandra.

Elisandra e Sílvia trabalham desde o início da campanha de vacinação.

Cronograma

Nesta quinta-feira, 9, a aplicação de doses um e dois acontece até às 16h na comunidade Nossa Senhora Rainha, do bairro Coronel Brito, e após, das 17h às 19h na UBS do bairro Gressler. Na sexta-feira, 10, as vacinas estarão disponíveis na UBS Gressler das 9h às 19h.
Pode receber a primeira dose todos aqueles com 18 anos ou mais. Na segunda dose estão sendo aplicadas as vacinas AstraZeneca e Pfizer, respectivamente para quem tem agendado até dia 24 de setembro e 17 de setembro. Da CoronaVac, a dose dois é para quem tem agendado para esta semana ou está em atraso.

LEIA MAIS:

notícias saúde Folha do Mate