Quatro unidades de saúde (UBS Central, Caps AD, ESF Santa Tecla, e ESF II Coronel Brito) realizam desde a última semana uma ação de prevenção da hepatite B e C. No dia 28 de julho, foi Dia Mundial de Combate a Hepatites Virais, por isso o município visa orientar a comunidade sobre essas doenças que em 80% dos casos não apresentam sintomas. Na manhã desta quarta-feira, 4, uma equipe realizou testes na UBS Central.
Conforme a técnica de enfermagem, Andrea Veiga, no Posto Central a estratégia para aplicar mais testes foi montar um espaço de coleta perto da fila da Farmácia Municipal, pois pessoas de diferentes regiões do município circulam pelo local. “Conseguimos atingir pessoas de todas as idades, que também é muito importante.”
A ação começou no mês passado, mas todas as unidades de saúde possuem testes durante o ano inteiro à disposição da população. É um teste rápido, feito pelo dedo, e gratuito.
Conscientização
A enfermeira coordenadora do Cadi, Solange Sehn explica que é importante conscientizar a população que a prevenção é a melhor forma. Pessoas que positivam para hepatite recebem atendimento no Cadi e dão início ao tratamento. “A Hepatite C tem cura, então quanto antes a pessoa souber, antes ela pode se livrar da doença”, destaca.
Ela orienta que as pessoas que nunca fizeram teste de hepatite devem procurar uma unidade e fazer. Nessas duas semanas de ação foram aplicados cerca de três mil testes e até a manhã de hoje, 4, três pessoas positivaram. “Aids e sífilis também são disponibilizados nos postos de forma gratuita. São testes que devem ser feitos, são doenças que podemos ter e não sabemos, mas com o diagnóstico é possível tratar.”