Reformas da UTI Adulto incluíram troca do piso (Foto: Divulgação/Entalp)
Reformas da UTI Adulto incluíram troca do piso (Foto: Divulgação/Entalp)

Venâncio Aires - Quase dois meses depois, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), de Venâncio Aires, foi reaberta. Nesta terça-feira, 18, os quatro pacientes internados na instituição e que necessitam de tratamento intensivo, foram transferidos para a unidade. A informação foi confirmada pelo administrador do HSSM, Luís Fernando Siqueira.

Consequentemente, voltaram os procedimentos normais de internação, ou seja, foi retomada a regulação pelo Estado e por isso o espaço já pode receber moradores de qualquer região do Rio Grande do Sul.

A UTI Adulto estava fechada desde 22 de setembro, após identificação do ‘Acinetobacter baumannii’, “um microrganismo oportunista, de relevância clínica, frequentemente associado a infecções hospitalares graves e reconhecido por sua elevada capacidade de resistência a múltiplas classes de antimicrobianos”. Com isso, foi necessário um processo de higiene profunda. Dias depois, o hospital confirmou que deu negativo o resultado de amostras coletadas na unidade, o que permitiria a reabertura imediata. Mas isso não aconteceu para oportunizar manutenções necessárias e reformas, que não são possíveis de se fazer com pacientes internados.

Os reparos na UTI Adulto incluíram limpeza de ar-condicionado, reboco, troca de todo piso, além de fazer uma abertura na parede para chegar à rampa externa, a mesma que dá acesso à UTI Pediátrica e que pode ser usada em situações de emergência. Enquanto as obras aconteciam, o HSSM manteve a estrutura da UTI montada em salas isoladas no Pronto Atendimento (PA).