
Segundo comunicado do hospital de Venâncio Aires, pacientes da UTI Adulto foram transferidos para o Pronto Atendimento e novas internações estão suspensas até a completa desinfecção do setor. Comunidade deve buscar atendimento na UPA 24 Horas
Em documento divulgado na tarde desta segunda-feira, 22, o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) anunciou medidas emergenciais para conter um surto de uma bactéria multirresistente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto da instituição. Entre as ações está o bloqueio de novas internações nesta unidade. Segundo o comunicado assinado pelo diretor técnico do hospital, o médico Paulo Abrahão, trata-se de ‘Acinetobacter baumannii’, “um microrganismo oportunista, de relevância clínica, frequentemente associado a infecções hospitalares graves e reconhecido por sua elevada capacidade de resistência a múltiplas classes de antimicrobianos”.
Conforme o documento endereçado às secretarias municipais de Saúde de Venâncio Aires, Mato Leitão, Vale Verde e Passo do Sobrado (municípios que têm o HSSM como referência hospitalar), a detecção do surto foi comunicada no dia 12 de setembro, em conjunto com Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS). “No transcorrer dos últimos dias toda uma estrutura de monitoramento e cuidados técnicos, baseados em protocolos rigorosos instituídos pelos órgãos de vigilância sanitária foram empregados, porém, sem o devido sucesso”, informa.
Diante deste cenário, nesta segunda-feira, 22, em reunião do Comitê de Crise Institucional e representantes dos órgãos de Vigilância Sanitária municipal, regional e estadual, foi definida a adoção imediata de novas medidas, que entraram em vigor ainda no sábado, 20, e que visam o saneamento do estado de contaminação da UTI Adulto.
Entre as ações, estão o bloqueio de novas internações na UTI Adulto, sejam elas internas ou externas; a transferência de todos os pacientes negativos para sala do Pronto Atendimento, onde permanecerão até a desinfecção completa da UTI; a transferência de todos os pacientes positivos para sala reservada do Pronto Atendimento, onde permanecerão até o desfecho da alta hospitalar; e a desinfecção completa da UTI Adulto, com os processos podendo ser repetidos até a completa erradicação do agente biológico, mediante testagem negativa de superfícies.
Atendimentos do PA na UPA
Com essas medidas, o hospital ainda informa à comunidade o bloqueio por tempo indeterminado do Pronto Atendimento SUS, para utilização desta área para apoio de cuidado intensivo aos pacientes. Com isso, a UPA 24 Horas, localizada no bairro Cruzeiro, será a contingência para estes atendimentos neste período. Além disso, todo o fluxo de ambulâncias foi direcionado para a UPA, sendo esta unidade habilitada para acionar eventuais necessidades de regulação para outros serviços.
Não há prazo estipulado de duração para essas medidas. “Qualquer alteração nesta contingência faremos o devido comunicado”, finaliza o comunicado.