Na próxima segunda-feira, 31, no período da tarde, inicia a aplicação da vacina contra Covid-19 da Pfizer em Venâncio Aires. O imunizante será aplicado apenas no posto de saúde Central para as pessoas do grupo prioritário que realizaram agendamento. São pessoas com deficiência permanente com cadastro no Benefício de Prestação Continuada (BPC), pessoas com comorbidades de 38 e 39 anos e gestantes e puérperas com comorbidade, que tenham o atestado de liberação do médico.
Conforme a enfermeira coordenadora do setor de imunizações da Prefeitura Municipal, Roselene Heinen, a vacina da Pfizer tem cuidados específicos no armazenamento e aplicação. “As vacinas chegarão na segunda pela manhã em uma temperatura e 2ºC e 8ºC para nós, neste estado temos quatro dias para aplicação das doses”, afirma. Porém, completa Roselene, que ao serem diluídas em soro fisiológico – processo necessário para aplicação do imunizante – as doses duram em torno de seis horas e cada frasco oferece seis doses.
A vacina da Pfizer só será aplicada nas pessoas que realizaram agendamento prévio e receberam a data para recebimento da vacina. Caso surja um problema e a pessoa não consiga comparecer, o pedido da equipe de imunização é que seja avisado com o máximo de antecedência para que possam se organizar e conseguir outra pessoa para receber a dose.
O imunizante do fabricante Pfizer também necessita da aplicação de duas doses com intervalo de 12 semanas. De acordo com Roselene, a vacina pode acarretar nas mesmas reações que apresentaram as doses de outros fabricantes, como dor no local da aplicação e dor no corpo, dentro de dois dias após receber a vacina.
- (51) 2183- 0249 é o número do setor de imunizações para realizar agendamento de aplicação da vacina Pfizer para as demais semanas. Lembrando que a vacina só será aplicada nos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Os próximos lotes da vacina poderão ter ampliação deste público. O posto de saúde Central atende de segundas às sextas das 7h30min às 11h15min e das 13h às 16h45min. Com exceção nas quintas-feiras, que o posto fecha às 10h30min pela manhã, mas a tarde atende normalmente.
- Neste sábado, 29, e domingo, 30, não haverá ações de vacinação contra a Covid-19 na Capital do Chimarrão. A vacinação é retomada na segunda-feira, 31, com aplicação de primeira dose das vacinas Pfizer e também, de aproximadamente 600 doses da vacina Oxford/Astrazeneca, para pessoas de 18 anos ou mais que tenham comorbidades, profissionais da educação da rede Profissionalizante e Superior e ainda pessoas com deficiência permanente.
- Para receber a vacina, é necessário estar nos grupos prioritários citados, apresentar carteira de vacinação (se tiver) e cartão do SUS. Para pessoas com comorbidades, é preciso levar receita de uso de pelo menos duas medicações para hipertensão (se for o caso) ou atestado e laudo médico. Para profissionais da educação, é necessário apresentar comprovante da atuação profissional.
Cronograma vacina Astrazeneca
- Segunda-feira, 31: das 8h às 14h, sem parar ao meio-dia no ginásio da escola Cidade Nova. E das 17h às 19h na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Gressler.
- Terça-feira, 1º: das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia, no ginásio da comunidade Santa Ana do bairro Dietrich, e das 8h às 15h no ginásio da Coopeva, junto ao Colégio Professor José de Oliveira Castilhos, especialmente para pessoas com deficiência permanente. Das 17h às 19h haverá imunização na UBS do bairro Gressler.
Imunização da população em geral
Conforme informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, na quinta-feira, 27, recomendações foram pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite (CIT) com representantes do Ministério da Saúde, estado e municípios. Uma delas é o início da vacinação da população em geral, em paralelo com a vacinação dos profissionais da educação.
A regra é atender a população de 18 a 59 anos por ordem decrescente de faixa etária, desde que a vacinação dos grupos prioritários restantes seja mantida e cumprida, de acordo com a ordem estabelecida pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).
A pasta começará a enviar doses aos estados, de forma escalonada, para atender a esse público, juntamente com outros grupos prioritários definidos pelo PNO. De acordo com o ministério, estados e municípios relataram demanda diminuída dos grupos prioritários elencados no plano de vacinação.