Nesta quinta-feira, 16, inicia, em Venâncio Aires, mais uma etapa da vacinação contra a gripe. As doses serão distribuídas para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e estarão à disposição a partir das 7h45min. Nesta etapa não haverá Drive-thru ou um ponto especial para a vacinação, a exemplo da primeira fase.
Serão mais 1.730 mil doses da vacina destinadas ao segundo grupo prioritário, que engloba profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, como asma, diabetes, hipertensão e outras condições clínicas especiais, presos e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários. A novidade é que professores de educação física poderão se vacinar nesta fase por serem considerados trabalhadores da área da saúde.
Para fazer a vacina, motoristas e caminhoneiros deverão apresentar documento comprobatório da atuação, como carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade, carteira de sócio (a) dos Sindicatos dos Transportes, carteira de habilitação categoria D ou E, ou crachá funcional.
Em Venâncio Aires, no total, são 5.997 pessoas que devem se imunizar nesta etapa sem somar os motoristas e caminhoneiros, por variar o número conforme demanda de viajem e por estarem de passagem no município.
O objetivo da vacinação é imunizar as pessoas dos grupos de risco contra a gripe, amenizando, assim, os sintomas que são parecidos com a Covid-19. A vacina não protege contra o coronavírus, mas é uma maneira de resguardar os mais vulneráveis contra doenças respiratórias, que podem impactar o sistema imunológico e favorecer o aparecimento de outras infecções.
Das etapas anteriores, a vacinação foi realizada em idosos e em profissionais que atuam na saúde, totalizando até o momento, 10, 4 mil doses aplicadas no município.