• Hoje, 26: aplicação de dose um e dois na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Gressler, das 10h às 19h, conforme disponibilidade de doses.
• Podem se vacinar venâncio-airenses com 18 anos ou mais.
• É preciso levar carteira de vacinação, cartão SUS e documento de identidade.
• Doses dois das vacinas AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer também estarão disponíveis. AstraZeneca de forma antecipada para aqueles com agendamento até o dia 10 de setembro, CoronaVac para doses agendadas até hoje ou em atraso e Pfizer para aqueles que receberam a primeira aplicação no dia 16 de junho.
• Em Venâncio Aires, da população geral, já foram vacinadas mais de 46 mil pessoas. Mais de 26,8 mil já completaram a imunização, com duas doses ou aplicação única.
Terceira dose da vacina será liberada no próximo mês
O Ministério da Saúde confirmou, ontem, que uma terceira dose da vacina contra Covid-19 começará a ser aplicada na segunda quinzena de setembro, em idosos com mais de 70 anos e imunossuprimidos. O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, afirma que a notícia já era aguardada. “O reforço com a terceira dose e a dose anual já vinham sendo comentadas no meio acadêmico”, cita.
A dose de reforço será aplicada naqueles idosos que estejam vacinados há seis meses e em indivíduos imunossuprimidos após 28 dias da segunda dose. Segundo o Ministério da Saúde, a imunização deve ser feita de preferência com o imunizante da Pfizer ou de maneira alternativa com vacinas da Janssen ou AstraZeneca.
A decisão pela aplicação da terceira dose foi tomada de forma conjunta na noite da terça-feira, 24, em reunião da pasta com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19 (Cetai). Também foi decidido, durante a reunião de ontem, que haverá redução do intervalo entre as doses da Pfizer e AstraZeneca, de 12 para oito semanas.
Jarbas acrescenta que o andamento da vacinação será feito conforme os protocolos estabelecidos e doses disponíveis. Para adolescentes de 12 a 17 anos, atualmente, somente aqueles com comorbidades recebem a vacina Pfizer. No entanto, o prefeito afirma que, assim que mais doses do imunizante estiverem disponíveis, os adolescentes fora dos grupos prioritários também serão vacinados.
*Com informações da Agência Brasil
LEIA MAIS: