Após o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 para idosos e profissionais da saúde, agora o momento é de expectativa para a chegada de novas remessas do imunizante. Enquanto isso, as equipes aplicam a segunda dose da vacina vinda do Instituto Butantan.
Segundo a enfermeira coordenadora do setor de Imunizações do Município, Patrícia Durante, as vacinas não pararam, entretanto, no momento, a Secretaria de Saúde só possui segundas doses da vacina, aquelas destinadas para as pessoas que já fizeram a primeira. “Não podemos imunizar as pessoas de forma incompleta, por isso guardamos as segundas doses para completar a proteção de quem recebeu a primeira”, enfatiza. Patrícia alerta para que as pessoas se orientem pela data de retorno escrito na carteirinha, que é exatamente um mês depois da aplicação da primeira dose. Já foram imunizados 3.054 idosos e profissionais da saúde contra a Covid-19 em Venâncio Aires. Desse número, 294 já receberam a segunda dose.
Nesta semana, está sendo aplicada a segunda dose da vacina nos profissionais da saúde que receberam a primeira dose no Posto de Saúde Central. Na quinta e na sexta-feira, dias 11 e 12 de março, ocorrerá no Parque Municipal do Chimarrão, na sede da Asmuva, em formato drive-thru, a segunda aplicação para os idosos que foram vacinados em fevereiro. O mesmo acontece nos dias 18 e 19.
No dia 18 de março, profissionais da saúde também receberão a segunda dose da vacina do Instituto Butantan, no Pavilhão São Sebastião Mártir, no Centro. No entanto, Patrícia esclarece que os trabalhadores que foram vacinados no dia 19 de fevereiro não precisam tomar a segunda dose no dia 19 de março. Isso devido às vacinas aplicadas serem do laboratório AstraZeneca, cuja segunda dose é aplicada somente três meses depois da primeira, ou seja, em maio.
Novas doses
Patrícia explica que, na chegada de novas vacinas, distribuídas pela 13ª Coordenadoria de Saúde de Santa Cruz do Sul, são repassadas as orientações federais e estaduais de qual público irá receber as doses. A última faixa etária contemplada foi a dos idosos de 79 anos ou mais. “No momento aguardamos pela chegada de novas doses, e isso pode acontecer de um dia para o outro”, afirma.
A coordenadora do setor de imunizações destaca que mesmo algumas pessoas contraindo o vírus após doses aplicadas da vacina, os sintomas foram mais amenos, evitando internações e casos mais graves que necessitem de UTI e oxigênio.
Drive-thru
As vacinações no formato drive-thru que ocorreram na Travessa São Sebastião Mártir, acontecerão agora apenas no Parque Municipal do Chimarrão, por conta do local permitir um melhor fluxo dos veículos.
“É importante que a família se oriente pela data na carteirinha de vacinação e leve o idoso para receber a segunda dose no mesmo local em que ele recebeu a primeira, temos que fazer isso devido o controle de doses e frascos que temos e também para seguir o cronograma de datas.”
PATRÍCIA DURANTE
Coordenadora do setor de Imunizações
Cronograma da segunda dose de imunizações
- Dias 11, 12, 18 e 19 de março para idosos no Parque Municipal do Chimarrão, na sede da Asmuva, no formato drive-thru.
- Essa semana no Posto de Saúde Central e no dia 18 de março, no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir para profissionais da saúde.
LEIA MAIS: