Na próxima segunda-feira, 12, inicia a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). Conforme divulgado pelo Estado, assim como em 2020, a vacinação será em etapas, na primeira, o público-alvo é formado por crianças acima dos 6 meses e menores de 6 anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde e povos indígenas. Esse grupo, somado corresponde a uma população de 1,3 milhão de pessoas no Estado.
Posteriormente, serão mais duas etapas, previstas com início em maio e junho para abranger outros grupos prioritários. Juntos, todos os grupos a serem imunizados na campanha de vacinação contra a Influenza representam mais de 5 milhões de pessoas.
Segundo a enfermeira coordenadora do setor de imunizações da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires, Patrícia Durante, é importante que os pais levem as crianças para aplicar a vacina contra a Influenza, pois de acordo com pesquisas, as chances de contrair a Covid-19 após receber a vacina da gripe são menores. A coordenadora destaca que a meta é vacinar 90% do público total da estimativa para este ano. Ontem, o município recebeu as primeiras 1.990 doses da vacina contra a Influenza, e conforme Patrícia, a entrega dos demais quantitativos de imunizantes será semanal.
No município de Venâncio Aires, as aplicações de vacinas contra a gripe acontecerão nos postos de saúde que possuem salas de vacinação. No Posto de Saúde Central será concentrada a vacinação de crianças e gestantes. Os demais postos englobarão todos os grupos prioritários da primeira etapa. A estimativa populacional de pessoas que serão imunizadas conta a Influenza, em Venâncio Aires é de 28.626, conforme divulgação da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde.
Covid-19
Para os grupos que fazem parte da campanha e vacinação contra a Covid-19, como idosos e profissionais da saúde, a orientação do Estado é que seja respeitado o intervalo mínimo de 14 dias entre as doses das duas vacinas, sempre priorizando a vacina contra a Covid-19. Os profissionais da saúde já estão incluídos na primeira etapa de imunizações contra a Influenza, já para os idosos, a vacinação da gripe inicia no dia 11 de maio.
De acordo com Patrícia, a variação dos grupos prioritários, com início para as crianças, gestantes e profissionais da saúde e não para idosos acontece para evitar a vacinação concomitante. “A vacina da Covid-19 é muito recente, ainda mão há estudos que informam se ela tem interferência quando aplicada junto com outras vacinas”, explica.
Patrícia esclarece que a vacinação para idosos acamados, deve ser agendada com a unidade de saúde mais próxima apenas depois do dia 11 de maio, quando se inicia a segunda etapa de vacinação contra a Influenza.
Grupos prioritários e etapas
1ª etapa: de 12 de abril até 10 de maio
Crianças acima dos 6 meses e menores de 6 anos
Gestantes e puérperas
Trabalhadores da saúde
Povos indígenas
2ª etapa: de 11 de maio até 8 de junho
Pessoas acima de 60 anos
Professores
3ª etapa: de 9 de junho até 9 de julho
Pessoas com comorbidades
Pessoas com deficiência permanente
Caminhoneiros
Trabalhadores de transporte coletivo
Trabalhadores portuários
Forças de segurança e salvamento
Forças Armadas
Funcionários do sistema prisional
População privada de liberdade
O que é necessário levar
- Profissionais da saúde deverão apresentar carteira de vacinação que comprove o registro da vacina contra a Covid-19, cartão do SUS, registro de vínculo empregatício e cartão profissional.
- Crianças devem apresentar o cartão do SUS e carteira de vacinação. Crianças que receberão a vacina contra a Influenza pela primeira vez, deverão retornar após 30 dias para aplicação da segunda dose.
- Gestantes devem apresentar cartão do SUS e carteira de vacinação ou de gestante.
LEIA MAIS: