
Venâncio Aires - A Prefeitura de Venâncio Aires, por meio do Centro de Imunizações, iniciou nesta quarta-feira, 10, a aplicação da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em gestantes. A imunização previne doenças como bronquiolite e pneumonia em recém-nascidos e passa a integrar, pela primeira vez, o calendário vacinal da rede pública de saúde.
Podem receber a dose gestantes a partir da 28ª semana de gravidez. A vacina é de dose única e deve ser aplicada a cada nova gestação, com o objetivo de proteger os bebês nos primeiros meses de vida, período de maior vulnerabilidade para quadros graves provocados pelo VSR. A primeira gestante vacinada no município foi Luiza Maria Kappaun Wagner, de 29 anos, grávida de 35 semanas. Ela destacou a importância da imunização e comemorou o início da oferta no município. “Me sinto muito feliz por esta conquista e honrada por ter sido a primeira gestante venâncio-airense vacinada. A aplicação não dói e não tive nenhum tipo de reação”, afirmou.
O município recebeu uma primeira remessa de 191 doses e trabalha com meta de cobertura vacinal de 80%. As aplicações estão disponíveis no Centro de Imunizações, junto a Unidade Básica de Saúde (UBS) Central e no Centro Especializado de Atendimento Materno Infantil (Cemai). Para a vacinação, é necessário apresentar documento com foto, Cartão SUS e obrigatório o comprovante de idade gestacional, como cartão de pré-natal ou exame de ultrassom.
Técnica de Enfermagem no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), Luiza também ressaltou o impacto positivo da vacina na rotina hospitalar. “Já vi muitos bebês sofrendo devido a este vírus. Com certeza, é uma grande conquista. Acredito que, com essa imunização, irão diminuir consideravelmente os casos de infecções respiratórias. Parabenizo a Prefeitura, em especial a Secretaria de Saúde, pela agilidade em iniciar a vacinação”, completou.
Desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a Pfizer, a vacina foi incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) pelo Ministério da Saúde e representa um avanço na prevenção de internações e casos graves causados pelo VSR.
(Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires)