Depois de vacinar 370 idosos acima de 81 anos, na sexta-feira, 26, no Parque do Chimarrão, Venâncio Aires retoma o mutirão para aplicação das doses contra a Covid-19, agora, para pessoas acima de 80 anos. A vacinação ocorre, na terça-feira, 2, no Pavilhão São Sebastião Mártir, no Centro, das 8h30min às 16h, sem fechar ao meio-dia, pelo sistema tradicional – ou seja, as pessoas poderão se deslocar a pé até o local.
Conforme a enfermeira coordenadora do setor de Imunizações do Município, Patrícia Durante, a estratégia busca atender as pessoas que dependem de ônibus para se deslocar, já que existe uma parada de ônibus próxima ao pavilhão.
A vacinação em Venâncio Aires obedece aos critérios estabelecidos pelos governos Federal e Estadual, com relação aos grupos prioritários e é realizada conforme a chegada de doses distribuídas pela 13ª Coordenadoria de Saúde de Santa Cruz do Sul.
A semana começou com a vacinação (dose 1) de idosos acamados, nesta segunda-feira, 1º, com as equipes volantes da Saúde se deslocando até as residências que solicitam as doses a pessoas que não podem ir até os pontos de mutirão. Conforme Patrícia Durante, o agendamento para vacinação nestes casos, pode ser feito através do telefone/Whatsapp 51 99910-9500, informando o nome, data de nascimento, endereço do paciente acamado, telefone para contato e com algum ponto de referência para localização das equipes.
Até a sexta-feira, 26, conforme dados apurados pelo setor de Imunizações, 2.530 pessoas dos grupos prioritários, entre idosos acima de 81 anos, acamados e profissionais da saúde, já haviam recebido a dose 1 do imunizantes, dos quais 211 já receberam a dose 2, completando o processo de vacinação. Patrícia reforça que na remessa de vacinas, recebidas na semana passada, não vieram doses novas para dose 1 de profissionais da saúde, apenas a dose 2.
Drive-thru no Parque
Na quinta-feira, 4, com o que restar dessas vacinas recebidas ainda na semana passada, as doses voltam a ser aplicadas no Parque Municipal do Chimarrão, pelos sistema Drive Thru, com os idosos no carro. “Vamos intercalando entre sistema tradicional e drive thru. O Município quer facilitar para que todos na faixa etária contemplada possam receber as doses. Se fica difícil se deslocar até o Parque, temos a terça-feira, com vacinação no centro”, destaca a enfermeira.