Vacinação para pessoas com comorbidades começou nesta quinta em Mato Leitão

-

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou, nesta semana, os agendamentos para a imunização contra a Covid-19 de pessoas com comorbidades. Segundo a enfermeira e coordenadora da Sala de Vacinas, Kátia Cristine Heinen, desde a segunda-feira, 3, está sendo feita a marcação do atendimento. A aplicação das doses iniciou nesta quinta-feira, 6.

Desta vez, a orientação é que pessoas que se enquadram no público contemplado nessa primeira fase do grupo das comorbidades entrem em contato com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Central para repassar informações sobre o quadro clínico e medicações que utilizam. O telefone para contato é o 3784-1031.

A Secretaria de Saúde fará uma análise de cada caso, a partir dos critérios definidos pelo Ministério da Saúde e as diretrizes informadas pela 13ª Coordenadoria Regional de Saúde. Após, a equipe agendará a data e o horário para que a pessoa vá até a UBS receber a aplicação do imunizante. Na semana passada, Mato Leitão recebeu 145 doses destinadas à vacinação de idosos e para começar a aplicação em pessoas com comorbidades.

Comorbidades

1ª fase
•Pessoas com síndrome de Down maiores de 18 anos
• Pessoas com doenças renais que fazem tratamento por diálise e sejam maiores de 18 anos
• Gestante e puérperas (que passaram há menos de 45 dias pelo parto) e têm alguma comorbidade, maiores de 18 anos
• Pessoas com 54 a 59 anos com comorbidades
• Pessoas com deficiência permanente, cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos

Idosos

Com 933 idosos vacinados contra a Covid-19, a Cidade das Orquídeas chegou a cerca de 80% dessa faixa etária imunizada contra a doença. Na terça-feira, 4, o município chegou a 1.057 pessoas vacinadas, o que representa 23% da população. De acordo com a Secretaria de Saúde, muitos idosos optaram por não receber a aplicação do imunizante.

Em relação à segunda dose da vacina Coronavac, a aplicação ainda passa por instabilidade, porque o número de imunizantes encaminhados na última semana aos municípios não foi suficiente. A estimativa é de que 210 pessoas estejam aguardando para completar o esquema de vacinação. A orientação da Secretaria de Saúde continua sendo que todas essas pessoas aguardem o contato dos profissionais de saúde para que seja agendado um novo dia para a aplicação.

Casos de Covid

• Conforme atualização divulgada nesta quinta-feira, 6, Mato Leitão tem 23 casos ativos de coronavírus. No total, são 696 casos confirmados, dos quais 666 estão curados. Um mato-leitoense está internado no Setor Covid do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM).

Gripe

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) começa na terça-feira, 11. Nesta fase, serão atendidos, na UBS Central, os idosos a partir de 60 anos e professores. A campanha está dividida em três etapas, sendo que a primeira está em andamento, com atendimento para crianças acima dos seis meses e menores de 6 anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e trabalhadores da saúde. Até o momento, 311 pessoas de Mato Leitão já foram imunizadas. Integrantes destes grupos ainda podem receber a vacina na UBS Central.

*Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura 

LEIA MAIS

Saiba quais são as comorbidades que entram no grupo que recebe imunização

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido