A Secretaria Municipal de Saúde iniciou, nesta semana, os agendamentos para a imunização contra a Covid-19 de pessoas com comorbidades. Segundo a enfermeira e coordenadora da Sala de Vacinas, Kátia Cristine Heinen, desde a segunda-feira, 3, está sendo feita a marcação do atendimento. A aplicação das doses iniciou nesta quinta-feira, 6.
Desta vez, a orientação é que pessoas que se enquadram no público contemplado nessa primeira fase do grupo das comorbidades entrem em contato com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Central para repassar informações sobre o quadro clínico e medicações que utilizam. O telefone para contato é o 3784-1031.
A Secretaria de Saúde fará uma análise de cada caso, a partir dos critérios definidos pelo Ministério da Saúde e as diretrizes informadas pela 13ª Coordenadoria Regional de Saúde. Após, a equipe agendará a data e o horário para que a pessoa vá até a UBS receber a aplicação do imunizante. Na semana passada, Mato Leitão recebeu 145 doses destinadas à vacinação de idosos e para começar a aplicação em pessoas com comorbidades.
Comorbidades
1ª fase
•Pessoas com síndrome de Down maiores de 18 anos
• Pessoas com doenças renais que fazem tratamento por diálise e sejam maiores de 18 anos
• Gestante e puérperas (que passaram há menos de 45 dias pelo parto) e têm alguma comorbidade, maiores de 18 anos
• Pessoas com 54 a 59 anos com comorbidades
• Pessoas com deficiência permanente, cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos
Idosos
Com 933 idosos vacinados contra a Covid-19, a Cidade das Orquídeas chegou a cerca de 80% dessa faixa etária imunizada contra a doença. Na terça-feira, 4, o município chegou a 1.057 pessoas vacinadas, o que representa 23% da população. De acordo com a Secretaria de Saúde, muitos idosos optaram por não receber a aplicação do imunizante.
Em relação à segunda dose da vacina Coronavac, a aplicação ainda passa por instabilidade, porque o número de imunizantes encaminhados na última semana aos municípios não foi suficiente. A estimativa é de que 210 pessoas estejam aguardando para completar o esquema de vacinação. A orientação da Secretaria de Saúde continua sendo que todas essas pessoas aguardem o contato dos profissionais de saúde para que seja agendado um novo dia para a aplicação.
Casos de Covid
• Conforme atualização divulgada nesta quinta-feira, 6, Mato Leitão tem 23 casos ativos de coronavírus. No total, são 696 casos confirmados, dos quais 666 estão curados. Um mato-leitoense está internado no Setor Covid do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM).
Gripe
A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) começa na terça-feira, 11. Nesta fase, serão atendidos, na UBS Central, os idosos a partir de 60 anos e professores. A campanha está dividida em três etapas, sendo que a primeira está em andamento, com atendimento para crianças acima dos seis meses e menores de 6 anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e trabalhadores da saúde. Até o momento, 311 pessoas de Mato Leitão já foram imunizadas. Integrantes destes grupos ainda podem receber a vacina na UBS Central.
*Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura
LEIA MAIS
Saiba quais são as comorbidades que entram no grupo que recebe imunização