Como forma de evitar novos casos da Covid-19, a Administração Municipal de Vale Verde implementou novas alternativas para o combate da pandemia no município. Dentre as ações está a paralisação do transporte de pacientes pelos veículos da Secretaria de Saúde, com exceção de casos de urgência e emergência, de forma individual e só com solicitação dos médicos da Unidade Básica de Saúde (UBS). Além disso, está decretado o fechamento das igrejas, estando proibida a realização de cultos ou missas.
Os atendimentos na saúde continuam ocorrendo somente em urgência e emergência, pois, de acordo com uma das médicas do Posto de Saúde, Paula Roberta Kappel, “o risco é maior para os pacientes quando vêm consultar sem necessidade, tendo em vista que a exposição ao ambiente da saúde, sem a devida proteção, pode facilitar o contágio da Covid-19”, explicou Roberta.
Desde o dia 15 de maio a Prefeitura tornou obrigatório o uso de máscaras para evitar o contágio dos munícipes. “Todas as nossas ações, como a disponibilização de mais de cinco mil máscaras, buscam evitar a propagação deste vírus. Só queremos o melhor da população e faremos o que for preciso para isso”, enfatizou o prefeito Carlos Gustavo Schuch.
Atendimento por telefone
A Secretaria da Saúde de Vale Verde iniciou também um sistema de teleatendimento, através de ligações e mensagens no WhatsApp pelos números 3655-9036 e 3655-9094.
Por meio destes números a população pode realizar teleconsultas e triagens sem sair de casa. Este procedimento é recomendado quando a pessoa estiver com sintomas gripais, para checagem de informações, marcação de consultas e de exames, dentre outras ações.
“Dependendo da situação, o contato será somente por ligação ou WhatsApp, mas, se for necessário, a equipe da Secretaria de Saúde poderá ir até a pessoa. Tudo isso para entregar uma saúde de mais qualidade para os vale-verdenses, de forma que iremos alcançar mais pessoas, mas mantendo a seriedade e buscando sempre a melhoria no atendimento”, explicou o prefeito Carlos Gustavo Schuch.