Nessa segunda-feira, 17, em entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM e do Jornal Folha do Mate, o secretário municipal da saúde, Tiago Quintana, relatou que durante reunião com a equipe de imunização, realizada na manhã desta segunda-feira, 17, ficou definido que a aplicação das doses ocorrerá no Posto de Saúde Central, onde também funciona o Centro Materno Infantil.
O local tem duas salas de vacinação, uma para adultos e outra para criança. Na quarta-feira, 19, e na sexta-feira, 21, esses espaços serão utilizados apenas para aplicação das vacinas pediátricas. O horário de atendimento será das 8h às 11h15min e das 13h30min às 16h30min.
Venâncio recebeu 300 doses da vacina pediátrica contra o coronavírus. Quinta-feira, 20, feriado municipal, não haverá atendimento. Conforme a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, além de documento de identificação da criança e do cartão SUS, será necessário apresentar, nesta etapa, um laudo médico ou exame comprobatório que indique a situação de comorbidade ou deficiência da criança. Após a aplicação da dose, a criança precisará permanecer por 20 minutos na unidade de saúde para observação.
Comorbidades
• Além de deficiências graves permanentes, são consideradas comorbidades aptas para vacinação a diabetes mellitus e doenças metabólicas hereditárias; doenças pulmonares crônicas (asma grave, fibrose cística, fibroses pulmonares, broncodisplasias); cardiopatias congênitas e adquiridas; doença hepática crônica; doença renal crônica; doenças neurológicas crônicas (paralisia cerebral, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; deficiência neurológica grave); imunossupressão congênita ou adquirida (incluindo HIV/Aids, câncer, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea e pacientes em uso de terapia imunossupressora); hemoglobinopatias; obesidade grave e síndrome de down. (Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura)