Com as últimas liberações de protocolos Covid-19 e a retomada de eventos e atividades, muitas situações têm se aproximado da normalidade. Isso inclui até os momentos de reunião de pessoas no entorno de algo triste: os velórios.
Nesses casos, quando o velório for de uma pessoa que morreu devido à doença, a determinação é de que apenas 10 pessoas participem dos atos fúnebres. Segundo a fiscal de Posturas da Prefeitura de Venâncio Aires, Daniele Mohr, embora haja essa limitação de presenças, não existe mais restrição no tempo para as despedidas.
“Felizmente, o número de óbitos diminuiu muito nos últimos meses, mas sabemos que eles ainda podem acontecer. Então, tem esse protocolo para seguir e a sugestão é de que o velório ocorra em locais abertos”, comenta.
Durante muito tempo, no período mais crítico da pandemia, todos os velórios, independente da causa da morte, ficaram limitados a três horas de duração. Essa regra não vale mais, mas algumas situações seguem obrigatórias em todas as despedidas: disponibilização de local para lavar as mãos, álcool em gel e uso de máscara.