Venâncio aguarda vacinas contra a Covid e confirma drive-thru no sábado

-

Continuam hoje, no Parque do Chimarrão e na Comunidade Santa Ana, no bairro Diettrich, as ações de vacinação contra o coronavírus para idosos com 67 anos ou mais. Em Venâncio Aires, a expectativa é da chegada de mais uma remessa de vacinas e da redução da faixa etária de imunização já no fim de semana. Para o sábado, 3, está confirmada mais uma ação de drive-thru no Parque Municipal do Chimarrão, das 8h às 16h. A faixa etária a ser imunizada dependerá do número de doses recebidas.

Na terça-feira, 30, o Ministério da Saúde informou que a partir de hoje uma nova remessa de vacinas será entregue aos Estados. A previsão é que sejam distribuídas 9,1 milhões de doses das vacinas Oxford/AstraZeneca e da CoronaVac/Butantan. Segundo informações divulgadas pela Gaúcha ZH, a expectativa é que o Rio Grande do Sul receba a maior remessa de vacinas desde o início das imunizações no Brasil. Projeta-se que sejam aproximadamente 600 mil doses. A chegada dessas doses deve permitir a ampliação da faixa etária das pessoas imunizadas.

Estado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), orienta que os municípios continuem com as ações de vacinação durante o feriado de Páscoa. “Vacina não pode ficar parada, precisa estar no braço dos gaúchos. Que o presente de Páscoa dos idosos de 67 anos ou mais seja a imunização”, afirmou a diretora do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde, Ana Costa.

Segundo o Governo do Estado, a principal recomendação da SES é não guardar vacinas, pois as remessas com novas doses chegam ao Estado com regularidade. “Os municípios não podem ficar um dia sem vacinar”, disse a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.

Ampliação

O Ministério da Saúde atualizou na terça-feira, 30, as recomendações de vacinação contra a Covid-19. Foram incluídas no grupo de comorbidades, pessoas que tenham o vírus HIV/Aids, com idade entre 18 e 59 anos. As pessoas com 60 anos ou mais, já estão contempladas na priorização por faixa etária.

Conforme o Ministério da Saúde, as pessoas inclusas nesse grupo que estiverem com dados atualizados no Sistema de Controle de Exames Laboratoriais (Siscel) e Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (Siclom), terão o pré-cadastro no Conecte-SUS feito automaticamente. Já para aqueles que não tiverem o pré-cadastro, as Unidades Dispensadoras de Medicamentos (UDM) receberão, via Siclom, a lista dos indivíduos inclusos. As UDM poderão fornecer declaração nominal informando a inclusão da pessoas para ser apresentada no local de vacinação. Também, será possível apresentar o receituário dos antirretrovirais, exames ou prescrição médica que comprove a condição. O início da vacinação para este grupo será informado pelo Programa Nacional do Imunizações (PNI).

Pfizer

Na segunda-feira, 29, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga se reuniu com a presidente da Pfizer Brasil, Marta Diez, e demais representantes do laboratório com o objetivo de alinhar detalhes do cronograma de entrega das doses. O contato do Governo Federal prevê 100 milhões de doses da vacina Pfizer/BioNTech para 2021. Queiroga pediu que 50 milhões de doses sejam enviadas o quanto antes para o Brasil. Marta afirmou que a previsão é de que o primeiro lote dos imunizantes, que serão entregues de forma escalonada e semanal, chegue entre abril e maio.

Segundo informações divulgadas pela Agência Brasil, a Pfizer e BioNTech, informaram ontem que a vacina produzida contra a Covid-19 apresentou resultados satisfatórios em crianças e adolescentes com idade entre 12 e 15 anos. Testes mostraram que a vacina é 100% eficaz para esse público. A vacina já havia sido liberada para aplicação em jovens com mais de 16 anos nos Estados Unidos e União Europeia. Até agora, a vacina foi usada em milhões de adultos com mais de 65 anos.

Butantan

O Instituto Butantan fechou o mês de março, entregando ontem ao Ministério da Saúde mais 3,4 milhões de doses da vacina CoronaVac. Desde janeiro, foram repassadas 36,2 milhões de doses. Projeta-se que no fim de abril, o número chegue a 46 milhões.

LEIA MAIS:

Rússia registra primeira vacina do mundo para animais contra Covid-19



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido