Venâncio Aires confirma o primeiro caso de dengue do ano

-

A Vigilância Sanitária e Ambiental de Venâncio Aires recebeu a confirmação do primeiro caso de dengue do ano, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Segundo o coordenador do setor, Gabriel Alves, trata-se de uma menina de 12 anos, moradora do bairro Cidade Nova, que voltou de viagem no dia 4 de janeiro. O caso é considerado importado da região Nordeste do Brasil.

Apesar de ser um caso importado, a Vigilância está preocupada pois o município está infestado pelo mosquito Aedes aegypti, o que aumenta a chance de contaminação. Desta forma, seguem os trabalhos de aplicação de larvicidas nos bairros que registram o maior número de focos do inseto: Centro, Aviação e Cidade Alta. Além disso, esta semana está sendo feito o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), que é usado para verificar o índice de infestação.

Prevenção

De acordo com Alves, é fundamental que os moradores de todo o município colaborem com a prevenção da proliferação dos mosquitos, com destaque para algumas medidas: inspeção para limpeza nos imóveis; manter reservatórios e cisternas de água bem fechados, colocar tela no ladrão da caixa da água; limpeza de calhas; manter pratinhos de plantas sempre com areia até a borda; recolher materiais que possam acumular água; lixeiras bem fechadas; tratamento o ano inteiro de piscinas; recolhimento de pneus e guarda em local protegido; e limpeza diária de potes de água para animais.

Sintomas

Entre os principais sintomas apresentados por quem é contaminado pela dengue, estão: dor de cabeça, febre, coceira, dores nas articulações, músculos e olhos, manchas vermelhas na pele e vermelhidão nos olhos.

Alves orienta que casos suspeitos da doença devem procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima, beber muito líquido, fazer repouso e usar repelente.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido